É com grande alegria que comunico uma agradável notícia a todos os Religiosos e Leigos/as da Família Pavoniana, bem como aos funcionários e funcionárias, colaboradores e demais pessoas que de algum modo se relacionam com as comunidades e atividades da nossa Província.
Ontem o Pe. Roberto Camillato, atual pároco da nossa Paróquia de Santo Antônio, em Vitória-ES, recebeu a notícia oficial de que a “Congregação para o Culto divino e a disciplina dos Sacramentos” concedeu ao nosso Santuário de Santo Antônio o título de “Basílica”. Trata-se de um título honorífico que o Vaticano concede a alguns templos católicos, localizados em qualquer parte do mundo, que se distinguem pela beleza artística, pela transmissão da fé e pela vivência cristã.
A concessão desse título é a conclusão de um processo que partiu pela sugestão de Dom Geraldo Lyrio Rocha, atual Arcebispo de Mariana-MG e Presidente da CNBB, contou com o apoio de Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitória-ES, e culminou com o entusiasmo do nosso Pe. Roberto.
Sentimos e manifestamos a mais sincera gratidão a todo o povo da Paróquia de Santo Antônio que, lá pelas décadas de 1950 e 1960, sob o comando e responsabilidade de Pe. Mateus Panizza e de Pe. Virgínio Steffenini, não mediram esforços para construir esse admirável monumento inspirado na mais pura arte renascentista italiana.
Nossa gratidão estende-se, ao mesmo tempo, ao caríssimo amigo Alberto Bogani, que nos anos de 1995-97-99 e 2002, contando com a colaboração dos colegas artistas Lino Borghi e Renzo Buonvicini, embelezaram as paredes internas da agora “Basílica de Santo Antônio” com aquele estupendo conjunto de pinturas que alegram a vista, elevam o coração e envolvem a mente na meditação dos principais mistérios da Redenção de Jesus Cristo.
Pe. Roberto está fazendo os oportunos contatos com as autoridades a serem convidadas, a fim de marcar a data da celebração do evento, que será destacado com apropriada solenidade. Nada mais definida, a data será comunicada a todos.
Agradecendo a Sagrada Congregação para o Culto divino, bendizemos a Deus e nos colocamos sob o manto de N. Sra. Imaculada e a proteção de Santo Antônio e do Beato Pe. Pavoni.
Cordiais saudações a todos.
Belo Horizonte, 17 de setembro de 2008
Pe. Renzo Flório, FMI
Provincial do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário