Quando se aproxima agosto, “Mês Vocacional”, surge a pergunta: O que podemos fazer para dinamizá-lo? A proposta deve ser que justamente neste mês todas as comunidades possam perceber a importância da identidade e da missão vocacional de cada um de nós e, com isto, possam trabalhar com afinco a “vocacionalização” durante o restante do ano.
A missão da Pastoral Vocacional / Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV) se exprime em quatro verbos: despertar, discernir, cultivar e acompanhar a vocação cristã e as vocações específicas a serviço da comunidade eclesial. É em vista disso que estas sugestões foram preparadas. Assim, durante o “Mês Vocacional” se aprofunda a consciência da responsabilidade de todos com esta união para que ela possa ser vivenciada com entusiasmo ao longo do ano.
Na medida do possível, todas as comunidades deveriam se envolver na dimensão vocacional. Por isso o planejamento e a execução das atividades serão eficazes quanto mais houver a participação de todos. Há algumas orientações práticas para iluminar nossos trabalhos:
- Antes o “Mês Vocacional” era tido como celebração a partir das seguintes referências: o 1ºDomingo: “Dia do Padre”; o 2º Domingo: “Dia dos Pais”; o 3º Domingo: “Dia das Religiosas”; e o 4º Domingo: “Dia das(os) Catequistas”. Com a indicação da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CMOVC/CNBB), reelabora-se esta distribuição nos domingos, ampliando a dimensão eclesiológica da vocação.
Ficou assim estabelecido:
1º Domingo celebramos a Vocação dos Ministros Ordenados (bispos, padres e diáconos);
2º Domingo celebramos a Vocação da Vida em Família (em sintonia com a Semana Nacional da Família);
3º Domingo celebramos a Vocação da Vida Consagrada (religiosas, religiosos, leigas e leigos consagrados);
4º Domingo celebramos a Vocação dos Ministros Não Ordenados (todos os cristãos leigos e leigas).
A CMOVC, neste ano de 2012, também nos ajuda com um tema e um lema que nos auxiliam, iluminando nossas ações. O tema escolhido foi “Chamados(as) à vida plena em Cristo”, com o lema: “Eis que faço novas todas as coisas!” (Ap 21,5).
Brasília, 26 de julho de 2012
Comissão Episcopal Pastoral para
os Ministérios Ordenados e
a Vida Consagrada
Caríssimos irmãos e irmãs, iniciamos o mês vocacional, no qual a Igreja nos convida a rezar pelas vocações. Hoje é o domingo dedicado à vocação ao Ministério Ordenado, recebido pelo sacramento da ordem. Os ministros ordenados são o diácono, o presbítero e o bispo. O diácono é aquele que serve aos irmãos na caridade e na solidariedade cristã. Assiste ao bispo e ao presbítero na liturgia e na caridade. Sua missão é ser sacramento da caridade.
O presbítero é enviado a pastorear, presidir, coordenar e animar os serviços na comunidade. É vocacionado
a ser ministro da Palavra e dos Sacramentos. O bispo é consagrado para santificar, ensinar e governar o povo de Deus em uma diocese, sem descuidar da solicitude pastoral por toda a Igreja. É o presidente da grande assembleia. Rezemos, então, pela fidelidade e perseverança de nossos diáconos, presbíteros e bispos.
1- Senhor, que os diáconos, presbíteros e bispos sejam fiéis ao vosso chamado, nós vos pedimos:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.
2- Senhor, que os ministros ordenados que passam por tribulações encontrem em vós força e esperança,
nós vos pedimos:
3- Abençoai, Senhor, o nosso padre N............., para que ele nunca perca o entusiasmo pastoral e, acima
de tudo, seja homem de oração, nós vos pedimos:
4- Senhor, que os jovens de nossa comunidade possam atender ao vosso chamado, se colocando a serviço
da Igreja, como futuros presbíteros e diáconos, nós vos pedimos:
Oração Vocacional:
Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa. Senhor, que a messe não se perca por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, consagrados e leigos. Dá perseverança aos nossos seminaristas e vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, mãe da Igreja, modelo dos seguidores do Evangelho, ajuda-nos a responder sim. Amém.
T.: Senhor Jesus, entre nós escolhestes bispos, presbíteros e diáconos e os enviais para proclamar a vossa Palavra e para agir no vosso Nome. Por um dom tão grande para a vossa Igreja, vos louvamos e vos damos graças.
Lado A: Vos pedimos para inflamá-los com o fogo do vosso amor, para que o ministério deles revele a vossa presença na Igreja. Por serem vasos de argila, pedimos que o vosso poder os fortaleça em suas fraquezas.
Lado B: Em suas aflições, não permitais que sejam esmagados, nas dúvidas se desesperem. No tempo da fraqueza, enviai-lhes o vosso Espírito e ajudai-os a louvar o vosso Pai celestial.
T.: Com vosso Santo Espírito pondes a vossa Palavra em seus lábios e o vosso amor em seus corações, para que levem a Boa Nova aos pobres e curem os corações feridos.
A.: O amor do Pai nos reuniu, irmãos na fé, pelo desejo de fazer a sua vontade. Elevemos a Ele a nossa comum oração, dizendo (alternando com o animador):
A.: Pai nosso que estais nos céus.
T.: Dai-nos bispos, presbíteros e diáconos segundo o vosso Coração.
A.: Para que seja santificado o vosso nome.
T.: Dai-nos bispos, presbíteros e diáconos segundo o vosso Coração.
A.: Para que a vossa vontade seja feita no céu e na terra.
T.: Dai-nos bispos, presbíteros e diáconos segundo o vosso Coração.
A.: Para doar-nos o Pão da vida.
T.: Dai-nos bispos, presbíteros e diáconos segundo o vosso Coração.
A.: Para perdoar as nossas culpas.
T.: Dai-nos bispos, presbíteros e diáconos segundo o vosso Coração.
A.: Para que nos ajudem a superar as tentações.
T.: Dai-nos bispos, presbíteros e diáconos segundo o vosso Coração, e livrai a nós e a eles
de todo mal. Amém!
Lado A: Ó Senhor, queremos presbíteros que não somente consagrem o pão, mas sobretudo pessoas,
que nos conduzam a vós. Que todos os ministros falem com a vida, mais do que com a palavra. Ministros que vivam santamente.
Lado B: Dai-nos Ministros Ordenados que nos falem de vós, que se doem, que saibam irradiar-vos. Que sejam pessoas de coração aberto, que sejam generosos no empenho pastoral, fiéis e vigilantes na oração, alegres e solícitos no serviço à comunidade cristã.
T.: Senhor, dignai-vos dar-nos estes ministros generosos, sinais de vossa presença e ação. Amém!
Fonte:http://www.cnbb.org.br/site/component/docman/cat_view/446-pastoral-vocacional/447-mes-vocacional-2012.
Apresentamos trechos do Material cedido pela CNBB em seu site, para ser divulgado amplamente. Nossa oração comum torne o corpo de Cristo mais unido e forte! Grande abraço.
Ir. Thiago Cristino, FMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário