Este ano, a Campanha da Fraternidade apresenta-nos como tema: “Fraternidade e segurança pública”. Vivemos numa sociedade insegura, em que o medo e a violência, aprisionam o ser humano em seus lares, o que torna impossível o relacionamento interpessoal.
A violência contra a dignidade do ser humano tem raízes na história, desde a ocupação de colonizadores nas terras brasileiras. Povos indígenas foram dizimados, escravos torturados e privados de direitos humanos. Esse cenário de conflitos e desrespeito deixou heranças para a insegurança atual. Faz-se necessário objetivar a ação educativa e a evangelizadora na elaboração de projetos que promovam a dignidade humana.
O Pe. Ludovico Pavoni, pai dos pobres, doou de maneira oblativa e livre, todo o seu ser em prol da vida. Preocupado com a segurança das crianças órfãs, por causa da guerra, criou o Oratório e deu início a Tipografia na Itália, com o intuito de proporcionar às crianças e jovens a oportunidade de uma vida digna. Seus projetos pautavam-se nos valores que fundamentam a paz: responsabilidade, solidariedade e a dimensão social da própria fé. Com esses valores, esforçava-se para que as crianças crescessem num ambiente em que a cultura da paz estivesse presente no relacionamento entre os pequeninos.
Hoje, a Congregação dos Filhos de Maria Imaculada, os PAVONIANOS, colhe os frutos de sua dedicação e se compromete em dar continuidade à missão do fundador: “Cuidar das crianças como da menina dos olhos!”.
A Pedagogia Pavoniana, por meio das Obras Sociais e dos Colégios, visa uma educação para a cidadania, principio básico para combater a violência e zelar pela segurança.
Entre as metas dos Pavonianos, está a Cultura da Paz. Despertar na consciência das crianças, dos jovens e das famílias que a paz será possível mediante esforços permanentes de respeito pela dignidade das pessoas, e a prática da misericórdia no lugar da violência.
Que sejamos protagonistas da nossa própria história e artesões na construção da civilização do Amor e da Paz.
Que o Beato Ludovico Pavoni interceda a Deus por todos os comprometidos com a causa do Reino e que Maria Imaculada nos ajude no desejo árduo por uma sociedade justa e fraterna, que garanta a paz e a segurança.
Wellington da Silva Nascimento
Noviço – Comunidade de São Leopoldo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário