
Saudações Irm@!
A Família Pavoniana de São Leopoldo, comunidade religiosa e leigos(as), no dia 07 de junho de 2009, celebrou os 40 anos de ordenação sacerdotal do pe. Graziano. O momento foi marcado pela emoção do homenageado ao partilhar com toda a Congregação esse momento importante da sua vocação, na fidelidade ao seguimento de Cristo quando deixou para trás pátria e família, para ter aqui no amado Brasil um novo aconchego e construir uma nova pátria e uma nova família composta por jovens, surdos e crianças em situação de risco social.
Estiveram presentes os educadores do Centro Medianeira e o Colégio São Luís, a primeira entidade está sob a direção dos Religiosos Pavonianos e noviços com trabalhos pedagógicos vários nas áreas mais pobres da cidade de São Leopoldo (RS); já a segunda esteve por um bom tempo sob a direção dos Religiosos Pavonianos, porém atualmente são os leigos ligados ao Carisma e Missão pavonianos que gerem a obra, além das demais pessoas convidadas.
Pe. Graziano Stablum é sacerdote pavoniano e mestre dos noviços.
Pe. Graziano, aqui demonstramos nossa alegria pelo seu SIM diário e uma gratidão especial ao Bom Deus pelo DOM da sua vocação. Parabéns!
Ir. Johnson F. Marques, FMI
Comunidade de São Leopoldo, RS
Depoimento
Pe. Graziano, religioso pavoniano, nasceu em Cles – Trento, região montanhosa da Itália e, no inverno, bastante coberta pela neve. Era o filho mais velho e único homem entre três irmãs. Perdeu o pai muito cedo e por esta razão sabia que, crescendo teria que ajudar a mãe no sustento da família, que enfrentava dificuldades financeiras. Para se preparar melhor para o futuro profissional e por necessidade, buscou um Instituto Pavoniano, onde ficou internado e lá, no convívio com os Religiosos Pavonianos, sua vocação, que já tinha se manifestado sutilmente, no início da adolescência, tomou força e foi se consolidando, apesar da preocupação de ter que ajudar a família. A mãe, cristã generosa, quando soube do desejo do filho de se tornar sacerdote, consentiu e, sem dúvida, com sofrimento silencioso, sempre o acompanhou com orações. Em 07 de junho de 1969 recebeu o ministério presbiterial. Após quatro anos de exercício sacerdotal, na Itália, foi destinado para atuar em Brasília, junto aos deficientes auditivos, no CEAL-LP (Centro Educacional de Audição e Linguagem Ludovico Pavoni).
O Pe Graziano veio muito jovem para o Brasil. Tinha apenas trinta e três anos de idade. Por longo dezessete anos, deu o melhor de si, no CEAL-LP. Em novembro de 1990, a Comunidade Pavoniana de São Leopoldo foi agraciada com a presença e o trabalho do Pe. Graziano, como diretor do Colégio São Luís, depois, no final de 1995, tornou-se também diretor do Centro Medianeira. No ano 2000 foi-lhe confiada também a missão de Mestre dos noviços, trabalho que realiza até hoje.
Somados os dezessete anos vividos na Comunidade de Brasília, mais os dezenove vividos em São Leopoldo, ultrapassam o número de anos vividos na Itália. Portanto, o Pe. Graziano é mais brasileiro que italiano; é mais “nosso” que de sua terra natal. Os serviços aqui prestados e os elos de amizade que aqui construiu o tornam “o nosso querido Pe Graziano”, o qual, com carinho, o PARABENIZAMOS pelos seus 40 ANOS DE SACERDÓCIO!
Por Lídia Gava, Associada da Família Pavoniana
de São Leopoldo, RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário