quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Profissão perpétua, ato jurídico e religioso


Ao enviar o convite para Celebração Eucarística na qual farei minha Profissão perpétua, alguns me questionaram acerca da natureza deste ato. Assim, nasceu esta pequena e singela visão sobre este assunto.
Aproveito o espaço e ocasião para divulgar para os nossos visitantes o Convite da minha Profissão Perpétua, esperançoso de que poderei contar com suas orações e preces.
Um abraço!

Por: Ir. Thiago Cristino, FMI
Religioso pavoniano

A profissão religiosa é um ato público, baseado na liberdade e vontade dos candidatos, pelo qual são assumidos na vida os três conselhos evangélicos de Castidade, Pobreza e Obediência; consagram-se a Deus pelo ministério da Igreja e são incorporados aos seus Institutos com os direitos e deveres estabelecidos pelo direito (universal e próprio).
A própria Igreja recebe os votos dos que vão professar; pede para que eles, em sua oração pública, o auxílio e a graça de Deus, recomenda-os a Deus e lhes dá a bênção espiritual, associando sua oblação ao Sacrifício eucarístico[1].
Assim, a profissão perpétua abrange dois aspectos, um jurídico e outro religioso propriamente dito.

Ato jurídico:

a)   Pela fórmula da profissão perpétua, o religioso é igualado em direitos e deveres aos demais religiosos do Instituto, de acordo com o direito próprio;[2]
b)   Qualquer coisa que o religioso adquire por própria indústria ou em vista do instituto, adquire para o Instituto, de acordo com o direito próprio;[3] (Voto de Pobreza)
c)   Sem a licença do Superior, o religioso não aceite encargos e ofícios fora do Instituto, de acordo com o direito próprio;[4] (Voto de Obediência)
d)   Livremente observa a continência perfeita e perpétua por causa do Reino dos céus, por isso o religioso assume na sua vida o celibato, dom de Deus, para unir-se mais a Cristo de coração indiviso e dedicar-se mais ao serviço de Deus e dos homens;[5] (Voto de Castidade)


Ato religioso:


Através da profissão o religioso não oferece apenas coisas ou ações, mas pela profissão perpétua se entrega a si mesmo para sempre ao serviço de Deus e da Igreja. Totalmente conquistado por Cristo (cf. Fl 3, 12), ele decide consagra-se inteiramente a Deus, isto é, entrega todo o seu Ser e o seu ser Todo a Deus, Criador e Salvador, dedicando a vida no serviço às crianças, jovens e surdos mais pobres (conforme os destinatários da missão dos religiosos pavonianos)[6].
Pelos votos religiosos, muitos fiéis, chamados por Deus se consagram ao Senhor e ao bem da humanidade e se esforçam por seguir mais de perto a Jesus Cristo[7], observando os conselhos evangélicos de Castidade, Pobreza e Obediência. Com isso, a graça do batismo produz neles frutos mais abundantes[8]. Haja vista que essa Consagração exprime mais plenamente a Consagração batismal[9].


Contudo, não se trata de obervar tal Consagração de maneira simplória e assim extinguir todo o seu significado e sua eficácia na vida daquele/a que assume mais esta missão por vocação bem como na vida da Igreja. Mas, antes, vale a pena ressaltar o seu caráter divino e de Sua ação no mundo apartir da liberdade do homem e da mulher que aceitam voluntariamente estes compromissos  não como pesados encargos, mas contando com a graça de Deus e por movidos única e exclusivamente por amor abraçam este estilo de vida para serem sinais credíveis e visíveis de Deus e discípulos de Cristo no mundo[10], sempre em vista da Felicidade dos outros e da sua própria.



[1] Cf. Concílio Vaticano II, Constituição Dogmática sobre a Igreja Lumen Gentium, n.45.
[2] Código do Direito Canônico, cân. 654.
[3] Código do Direito Canônico, cân. 668, § 3.
[4] Código do Direito Canônico, cân. 671.
[5] Código do Direito Canônico, cân. 277, 279 §2,  285-287 e 289.
[6] Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada, Regra de Vida, nn. 31 e 33.
[7] Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada, Regra de Vida, nn. 25-27.
[8] Cf. Concílio Vaticano II, Constituição Dogmática sobre a Igreja Lumen Gentium, n. 44.
[9] Cf. Concílio Vaticano II, Decreto sobre a revovação da Vida Religiosa Consagrada, Perfectae Caritatis, n. 5, §1.
[10] Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada, Regra de Vida, n. 32.



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Oração Vocacional Pavoniana

Oração Vocacional Pavoniana
Divino Mestre Jesus, ao anunciar o Reino do Pai escolheste discípulos e missionários dispostos a seguir-te em tudo; quiseste que ficassem contigo numa prolongada vivência do “espírito de família” a fim de prepará-los para serem tuas testemunhas e enviá-los a proclamar o Evangelho. Continua a falar ao coração de muitos e concede a quantos aceitaram teu chamado que, animados pelo teu Espírito, respondam com alegria e ofereçam sem reservas a própria vida em favor das crianças, dos surdos e dos jovens mais necessitados, a exemplo do beato Pe. Pavoni. Isto te pedimos confiantes pela intercessão de Maria Imaculada, Mãe e Rainha da nossa Congregação. Amém!

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Sou fundador da Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada, conhecida popularmente como RELIGIOSOS PAVONIANOS. Nasci na Itália no dia 11 de setembro de 1784 numa cidade chamada Bréscia. Senti o chamado de Deus para ir ao encontro das crianças e jovens que, por ocasião da guerra, ficaram órfãos, espalhados pelas ruas com fome, frio e sem ter o que fazer... e o pior, sem nenhuma perspectiva de futuro. Então decidi ajudá-los. Chamei-os para o meu Oratório (um lugar onde nos reuníamos para rezar e brincar) e depois ensinei-os a arte da marcenaria, serralheria, tipografia (fabricar livros), escultura, pintura... e muitas outras coisas. Graças a Deus tudo se encaminhou bem, pois Ele caminhava comigo, conforme prometera. Depois chamei colaboradores para dar continuidade àquilo que havia iniciado. Bem, como você pode perceber a minha história é bem longa... Se você também quer me ajudar entre em contato. Os meus amigos PAVONIANOS estarão de portas abertas para recebê-lo em nossa FAMÍLIA.