



13/10/2008 - 00h00 (A Gazeta) Vitor Graizevgbatista@redegazeta.com.br
No próximo dia 26, os tapetes que hoje estão dispostos nas portas do Santuário de Santo Antônio, os postais que são vendidos na lojinha da paróquia e até mesmo a padaria e a loja de gás próximos ao templo, que trazem no nome a palavra santuário, estarão desatualizados.Isso porque o templo será elevado à categoria de basílica, a primeira do Estado. A distinção foi concedida pelo Vaticano à Arquidiocese de Vitória, após um processo que durou cerca de três anos. A celebração solene, que marca a mudança, será no dia 26, às 9h.A sugestão foi dada por dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo de Vitória."É uma surpresa e ao mesmo tempo, uma distinção.
Uma feliz resposta ao trabalho pastoral e eclesial que a paróquia realiza e que a Arquidiocese concretiza", afirma o Padre Roberto Camillato, reitor da basílica e pároco da paróquia de Santo Antônio.O processo foi longo e teve várias etapas. Após o pedido formal da Arquidiocese ao Vaticano, a paróquia elaborou um dossiê composto pelo histórico do santuário e fotografias. Também teve que responder a um questionário de 150 perguntas, em latim. "Questionavam se as dependências comportariam o povo fiel que em grande quantidade virá para peregrinações e toda movimentação própria de uma basílica", diz Camillato.Outro fator que contribuiu para que a igreja recebesse o novo título foi a visita do núncio apostólico dom Lorenzo Baldisseri, representante do Papa no Brasil, ao santuário, em março desse ano.
A partir do dia 26, o Santuário-Basílica de Santo Antônio terá ainda mais atribuições, como as indulgências finais (perdão dos pecados mediante penitências), dadas aos pecadores apenas nas basílicas. "O desdobramento do trabalho pastoral retornará mais amplo e exigente", analisa o pároco. "Nada se altera na rotina, mas com certeza acrescenta responsabilidade".
Para participar Solene celebração de elevação a Basílica:
Quando: No próximo dia 26, às 9h
Onde: no Santuário de Santo Antônio, que fica na Rua Ludovico Pavoni, s/n, Santo Antônio, Vitória. No dia, o estacionamento da Escola Ludovico Pavoni estará aberto à comunidade.
Participem desta Grande Festa e recordemos os outros relgiosos pavonianos que passaram por este Santuário e deram a sua contribuição.
Querido primo Padre Roberto Camillato, boa tarde. A Basílica está linda!
ResponderExcluir