quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Superior geral


Caríssimos irmãos e leigos da Família pavoniana,

acolhemos o novo ano de 2012 como dom de Deus. Invocamos sobre o novo ano, para toda a humanidade, que está atravessando uma difícil crise, a bênção de Deus, como pedimos no salmo: «O Senhor se recorda de nós e nos abençoa...Abençoa aqueles que o temem, os pequenos e grandes… Abençoados sejais do Senhor, do Senhor que criou céu e terra!» (Sl 113 B).
Invocamos uma bênção especial para a nossa Congregação, para todas as nossas necessidades e, em particular, para o êxito do tema que nos propomos evidenciar: «Ano da missão educativa pavoniana». A inspiração nos vem do bicentenário do oratório fundado em Bréscia por padre Ludovico Pavoni em 1812; a escolha nos é solicitada pela importância e pela urgência hoje do tema educativo, tema que é o coração do nosso carisma.
Lemos no evangelho de Lucas: «[Jesus] desceu com eles [Maria e José] para Nazaré e lhes era obediente… E Jesus crescia em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens» (Lc 2, 51-52).

“Jesus crescia em sabedoria, idade e graça” (Lc 2, 52)

Esta anotação do evangelista Lucas, que  fotografa o crescimento de Jesus em Nazaré, representa também o ideal de crescimento para cada adolescente e cada jovem nosso. As três dimensões lembradas no evangelho sintetizam as dimensões essenciais da maturação da pessoa. (As seis dimensões às quais acenei na carta de outubro[1] podem ser resumidas nestas três).
Todo educador, a partir dos pais, deveria ter presente este ideal, cuidar para que este ideal seja acolhido e aceito pelo jovem em formação, e agir para que ele caminhe para este ideal com liberdade e responsabilidade. É o ideal de uma educação integral. E estamos convencidos de que somente a educação integral é verdadeira educação.
# O crescimento em idade compreende todas as atenções relativas à alimentação, à saúde, à educação física e ao esporte, até a maturidade psicológica e afetiva. Em geral são as atenções que prevalecem nos adultos- educadores em relação aos jovens. Digo em geral, porque também neste âmbito nem todos os aspectos são igualmente valorizados e existem muitas diferenças em nível mundial.
# O crescimento em sabedoria não se refere somente à formação intelectual, com as aquisições culturais e profissionais oferecidas pela escola e pelos vários meios de comunicação; também deste ponto de vista que, em geral, é uma outra das principais preocupações dos adultos-educadores, as disparidades em nível mundial são consistentes. O crescimento em sabedoria implica também e, sobretudo, no amadurecimento da pessoa nas virtudes humanas, na capacidade de leitura crítica e empática da realidade, na consciência moral e nas escolhas coerentes que daí derivam, na abertura e na responsabilidade e solidariedade no campo social. Trata-se de valores fundamentais para a vida da pessoa e para sua contribuição para o bem comum.
# O crescimento em graça, enfim, representa a abertura à dimensão transcendental da vida, a abertura para Deus. É a culminância da educação; é isto que dá sentido e solidez ao processo educativo. Educar à fé, abrir à amizade com o Senhor Jesus, fazer acolher a vida como vocação, iniciar à oração, à escuta e à prática da Palavra de Deus, à vida litúrgica e sacramental, à participação na vida da comunidade cristã, da Igreja: é isto que caracteriza a vida segundo o evangelho, é a tipicidade da educação cristã.  É o que a Igreja sempre propôs em dois mil anos, é o que o nosso Fundador, junto a tantos outros santos educadores, realizou e nos ensinou a realizar ao longo da história da Congregação.
Hoje também, é o ideal de uma formação integral que somos chamados a procurar realizar na nossa missão educativa.

“ … em Nazaré” (Lc 2, 51)

Nazaré é o lugar da formação de Jesus, é o lugar do seu crescimento “diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 52). Na casa de Maria e de José, na participação na vida da aldeia da Galileia, no decorrer cotidiano do tempo: alí e assim “Jesus crescia em sabedoria, idade e graça”.
O que representa Nazaré para nós, para a nossa missão educativa de hoje?
Nazaré não é somente referência para cada família. Nazaré é também o oratório, é a casa de acolhida, é a escola, é a oficina profissional, é o centro de agregação juvenil, é o pensionato juvenil … é todo lugar onde nós encontramos e reunimos os adolescentes e jovens.
Cabe a nós recriar, nestes lugares educativos, o clima de Nazaré. É um ideal e é um desafio que, partindo do evangelho, nos são entregues como herança pelo Padre Fundador. É um ideal e é um desafio que, carregados de uma especial atualidade, nos são repropostos com insistência pelo papa Bento XVI. Como aconteceu na sua mensagem para o hodierno Dia Mundial da Paz, fundamentado justamente numa perspectiva educativa: “Educar os jovens para a justiça e para a paz”.
É uma mensagem para ser lida e meditada por inteiro. Acentuo algumas passagens dela, partindo de uma afirmação que se sintoniza bem com nossa reflexão: “Que todo ambiente educativo possa ser lugar de abertura ao transcendente e aos outros”. Antes ainda lê-se: “A educação é a aventura mais fascinante e difícil da vida… A testemunha é quem vive antes o caminho que propõe”. Pergunta-se, depois, o papa: “Quais são os lugares onde amadurece uma verdadeira educação para a paz e para a  justiça?”. E propõe um elenco organizado. Antes de tudo, a família, pois os pais são os primeiros educadores … Aos pais quero dizer que não desanimem!
Desejo dirigir-me também aos responsáveis pelas instituições que têm tarefas educativas … Cuidem para que cada jovem possa descobrir a própria vocação, acompanhando-o para fazer frutificar os dons que Deus lhe deu … Além disso, não posso deixar de apelar ao mundo da mídia para que dê sua contribuição educativa …a ligação entre educação e comunicação é estreitíssima: a educação , de fato, vem por meio da comunicação que influencia, positiva ou negativamente, sobre a formação da pessoa”. E enfim: “A educação diz respeito à formação integral da pessoa, incluída a dimensão moral e espiritual do ser, em vista do seu fim último e do bem da sociedade da qual é membro”.
Estas indicações do Papa estão bem de acordo com o nosso projeto educativo pavoniano, que nos oferece também indicações metodológicas sobre como propô-las e consegui-las.
Em cada lugar educativo nosso, ajudemos os adolescentes e jovens a crescer, como Jesus em Nazaré “em  sabedoria, idade egraça ”.

A agenda das próximas semanas

De 9 a 11, em Tradate,  haverá a reunião do Conselho geral; entre os pontos da ordem do dia está o exame e a aprovação das Programações provinciais.
Quarta-feira, dia 25, em Bréscia, reunir-se-ão os superiores e vice-superiores das comunidades da Itália.
Domingo, dia 29, será celebrada, na Itália, a segunda “Jornada da Missão Pavoniana”, com o tema: “Depositamos nos jovens as nossas melhores esperanças”. No mesmo dia, no Pio Instituto Pavoni de Bréscia haverá uma comemoração do pe. Luigi Desio, apóstolo dos surdos.
No Brasil, sábado, 28, na nossa igreja paroquial de s. Sebastião, no Gama, o arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, conferirá a ordenação sacerdotal ao diácono Célio Alex Araújo Pereira e ordenará diáconos os irmãos José Roberto Oliveira Filho, César Thiago do Carmo Alves e Thiago Cristino. Nos unimos às alegrias da Província brasileira por este momento extraordinário de graça, que infunde esperança para o futuro da nossa presença. Rezemos para que estes nossos irmãos correspondam plenamente ao ministério que receberão.
E recordemos na oração também ir. Didier Arthur Kaba Mubesi que, na igreja paroquial de s. Barnabé, em Roma, emitirá, no dia 2 de fevereiro a profissão perpétua e domingo, dia 5, receberá a ordenação diaconal das mãos de mons. Salvatore Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização.

            Os votos que formulamos no início do ano civil, sob o olhar de Maria, Mãe de Deus, não podem deixar de se relacionar com o cumprimento da nossa vocação. Que Deus nos ajude a tender para a santidade e fazer da nossa vida aquele dom que ele espera de cada um de nós. E para toda a Família pavoniana compartilho os votos que me enviou pe. Gabriele Ferlisi, superior geral dos Agostinianos Descalços e colaborador da Editora Âncora: «Desejo especialmente que “O ano da missão educativa pavoniana” (da tua circular de dezembro, lida no vosso site) dê os frutos desejados. Isto também é contribuição à nova evangelização!».
Para 2012, envio  a todos votos fraternos no Senhor, em companhia do  beato Padre Fundador.

                                                                                                                 pe. Lorenzo Agosti
Tradate, 1° de janeiro de 2012, solenidade de Maria SS. Mãe de Deus, Dia Mundial da Paz.
  


[1] Física,intelectiva, psicoafetiva,social,moral e religiosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oração Vocacional Pavoniana

Oração Vocacional Pavoniana
Divino Mestre Jesus, ao anunciar o Reino do Pai escolheste discípulos e missionários dispostos a seguir-te em tudo; quiseste que ficassem contigo numa prolongada vivência do “espírito de família” a fim de prepará-los para serem tuas testemunhas e enviá-los a proclamar o Evangelho. Continua a falar ao coração de muitos e concede a quantos aceitaram teu chamado que, animados pelo teu Espírito, respondam com alegria e ofereçam sem reservas a própria vida em favor das crianças, dos surdos e dos jovens mais necessitados, a exemplo do beato Pe. Pavoni. Isto te pedimos confiantes pela intercessão de Maria Imaculada, Mãe e Rainha da nossa Congregação. Amém!

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL - FMI - "Vem e Segue-Me" é Jesus que chama!

  • Aspirantado "Nossa Senhora do Bom Conselho": Rua Pe. Pavoni, 294 - Bairro Rosário . CEP 38701-002 Patos de Minas / MG . Tel.: (34) 3822.3890. Orientador dos Aspirantes – Pe. Célio Alex, FMI - Colaborador: Ir. Quelion Rosa, FMI.
  • Aspirantado "Pe. Antônio Federici": Q 21, Casas 71/73 . Setor Leste. CEP 72460-210 - Gama / DF . Telefax: (61) 3385.6786. Orientador dos Aspirantes - Ir. José Roberto, FMI.
  • Comunidade Religiosa "Nossa Senhora do Bom Conselho": SGAN Av. W5 909, Módulo "B" - Asa Norte. CEP 70790-090 - Brasília/DF. Tel.: (61) 3349.9944. Pastoral Vocacional: Ir. Thiago Cristino, FMI.
  • Comunidade Religiosa da Basílica de Santo Antônio: Av. Santo Antônio, 2.030 - Bairro Santo Antônio. CEP 29025-000 - Vitória/ES. Tel.: (27) 3223.3083 (Comunidade Religiosa Pavoniana) / (27) 3223.2160 / 3322.0703 (Basílica de Santo Antônio) . Reitor da Basílica: Pe. Roberto Camillato, FMI.
  • Comunidade Religiosa da Paróquia São Sebastião: Área Especial 02, praça 02 - Setor Leste. CEP 72460-000 - Gama/DF. Tel.: (61) 34841500 . Fax: (61) 3037.6678. Pároco: Pe. Natal Battezzi, FMI. Pastoral Vocacional: Pe. José Santos Xavier, FMI.
  • Juniorado "Ir. Miguel Pagani": Rua Dias Toledo, 99 - Bairro Vila Paris. CEP 30380-670 - Belo Horizonte / MG. Tel.: (31) 3296.2648. Orientador dos Junioristas - Pe. Claudinei Ramos Pereira, FMI. ***EPAV - Equipe Provincial de Animação Vocacional - Contatos: Ir. Antônio Carlos, Pe. Célio Alex e Pe. Claudinei Pereira, p/ e-mail: vocacional@pavonianos.org.br
  • Noviciado "Maria Imaculada": Rua Bento Gonçalves, 1375 - Bairro Centro. CEP 93001-970 - São Leopoldo / RS . Caixa Postal: 172. Tel.: (51) 3037.1087. Mestre de Noviços - Pe. Renzo Flório, FMI. Pastoral Vocacional: Ir. Johnson Farias e Ir. Bruno, FMI.
  • Seminário "Bom Pastor" (Aspirantado e Postulantado): Rua Monsenhor José Paulino, 371 - Bairro Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre / MG . Caixa Postal: 217. Tel: (35) 3425.1196 . Orientador do Seminário - Ir. César Thiago do Carmo Alves, FMI.

Associação das Obras Pavonianas de Assistência: servindo as crianças, os surdos e os jovens!

  • Centro Comunitário "Ludovico Pavoni": Rua Barão de Castro Lima, 478 - Bairro: Real Parque - Morumbi. CEP 05685-040. Tel.: (11) 3758.4112 / 3758.9060.
  • Centro de Apoio e Integração dos Surdos (CAIS) - Rua Pe. Pavoni, 294 - Bairro Rosário . CEP 38701-002 Patos de Minas / MG . Tel.: (34) 3822.3890. Coordenador: Luís Vicente Caixeta
  • Centro de Formação Profissional: Av. Santo Antônio, 1746. CEP 29025-000 - Vitória/ES. Tel.: (27) 3233.9170. Telefax: (27) 3322.5174. Coordenadora: Sra. Rosilene, Leiga Associada da Família Pavoniana
  • Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni (CEAL-LP) SGAN Av. W5 909, Módulo "B" - Asa Norte. CEP 70790-090 - Brasília/DF. Tel.: (61) 3349.9944 . Diretor: Pe. José Rinaldi, FMI
  • Centro Medianeira: Rua Florêncio Câmara, 409 - Centro. CEP 93010-220 - São Leopoldo/RS. Caixa Postal: 172. Tel.: (51) 3037.2797 / 3589.6874. Diretor: Pe. Renzo Flório, FMI
  • Colégio São José: Praça Dom Otávio, 270 - Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre/MG - Caixa Postal: 149. Tel.: (35) 3423.5588 / 3423.8603 / 34238562. Fax: (35) 3422.1054. Cursinho Positivo: (35) 3423. 5229. Diretor: Prof. Giovani, Leigo Associado da Família Pavoniana
  • Escola Gráfica Profissional "Delfim Moreira" Rua Monsenhor José Paulino, 371 - Bairro Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre / MG . Caixa Postal: 217. Tel: (35) 3425.1196 . Diretor: Pe. Nelson Ned de Paula e Silva, FMI.
  • Obra Social "Ludovico Pavoni" - Quadra 21, Lotes 71/72 - Gama Leste/DF. CEP 72460-210. Tel.: (61) 3385.6786. Coordenador: Sra. Sueli
  • Obra Social "Ludovico Pavoni": Rua Monsenhor Umbelino, 424 - Centro. CEP 37110-000 - Elói Mendes/MG. Telefax: (35) 3264.1256 . Coordenadora: Sra. Andréia Mendes, Leiga Associada da Família Pavoniana.
  • Obra Social “Padre Agnaldo” e Pólo Educativo “Pe. Pavoni”: Rua Dias Toledo, 99 - Vila Paris. CEP 30380-670 – Belo Horizonte/MG. Tels.: (31) 3344.1800 - 3297.4962 - 0800.7270487 - Fax: (31) 3344.2373. Diretor: Pe. André Callegari, FMI.

Total de visualizações de página

Quem sou eu?

Minha foto
Bréscia, Italy
Sou fundador da Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada, conhecida popularmente como RELIGIOSOS PAVONIANOS. Nasci na Itália no dia 11 de setembro de 1784 numa cidade chamada Bréscia. Senti o chamado de Deus para ir ao encontro das crianças e jovens que, por ocasião da guerra, ficaram órfãos, espalhados pelas ruas com fome, frio e sem ter o que fazer... e o pior, sem nenhuma perspectiva de futuro. Então decidi ajudá-los. Chamei-os para o meu Oratório (um lugar onde nos reuníamos para rezar e brincar) e depois ensinei-os a arte da marcenaria, serralheria, tipografia (fabricar livros), escultura, pintura... e muitas outras coisas. Graças a Deus tudo se encaminhou bem, pois Ele caminhava comigo, conforme prometera. Depois chamei colaboradores para dar continuidade àquilo que havia iniciado. Bem, como você pode perceber a minha história é bem longa... Se você também quer me ajudar entre em contato. Os meus amigos PAVONIANOS estarão de portas abertas para recebê-lo em nossa FAMÍLIA.