sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O Superior geral


Carísimos imãos e leigos da Família pavoniana,

iniciamos hoje a novena da Imaculada, que nos prepara para celebrar com fruto a festa patronal da nossa Congregação. São dias intensos, dias de reflexão, de oração, de alegre espera para nos predispormos a renovar a nossa consagração religiosa ou o nosso compromisso em partilhar o  carisma pavoniano. O nosso coração é atravessado por sentimentos de gratidão e, ao mesmo tempo, de desejo de corresponder sempre melhor à vocação que acolhemos, olhando para Maria e contando com a sua intercessão.
Na oração da Ave-Maria nós a invocamos com as mesmas palavras do anjo: cheia de garça. É a identidade da Imaculada, sobre a qual, oportunamente, nos detemos nestes dias.


Cheia de graça (Lc 1,28)


O anjo Gabriel, antes de chamar Maria pelo nome, chama-a cheia de graça: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Cheia de graça é o novo nome de Maria, é a sua própria identidade, é o fundamento da sua missão. Em vista da sua divina maternidade, Maria não somente foi concebida sem mancha de pecado, mas foi plenificada pela graça de Deus. Maria é toda santa. A sua santidade é fruto do dom de Deus e de uma contínua correspondência de sua parte ao amor de Deus. Também ela, criatura humana como nós, enfrentou as dificuldades da vida, cresceu na fé,  lutou contra as forças do mal.
A imagem da Imaculada representa-a com o pé que esmaga a cabeça da serpente, símbolo do demônio. Também é assim a estátua da Imaculada, venerada pelo Padre Fundador. É uma referência à passagem do Gênesis, onde Deus declara que porá inimizade (isto é, incompatibilidade e luta) entre a estirpe da serpente e a mulher com a sua descendência: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela: esta te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3,15). Maria Imaculata, cheia de graça, colabora com o Filho no combate contra o espírito do mal.
Maria Imaculada é o sinal da vitória de Deus contra o mal. É o sinal que a graça de Deus é mais forte do que o pecado. É o sinal que a redenção realizada pelo seu Filho,  tem a força de apagar o pecado e pode tornar o homem capaz de vencer o mal e de caminhar em santidade de vida.


Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim (Gl 2,20)


A graça que Maria recebeu desde o primeiro instante da sua existência, nós a recebemos no batismo. Desde aquele momento,  a Trindade tomou posse da nossa vida, uma posse que é para nós expressão de amor e fonte de liberdade. Desde então, a nossa vida deveria ser um caminho de contínua conversão, isto é, de luta interior contra as forças do mal, para manter e deixar crescer em nós a presença de Deus. Trata-se de um caminho que pode levar o cristão a repetir com são Paulo: “Já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim”.
A consciência da graça de Deus em nós, a consciência da presença de Deus em nós, representa um tesouro extraordinário para a nossa vida. Um tesouro escondido, a ser descoberto e para se deixar descobrir ou redescobrir. Tem-se a percepção de que este centro da nossa experiência  de fé esteja um pouco ou até mesmo muito obscurecido. Tem-se a impressão de que a dinâmica da fé tenha assumido um caráter de funcionalidade, tornando-se como que algo separado da interioridade da vida. Corre-se o risco de viver uma relação com Deus, alimentada, sim, pela escuta da sua palavra e também pela recepção dos sacramentos, mas como se Deus estivesse fora de nossa pessoa; não longe, mas fora.
A graça de Deus em nós, pelo contrário, nos diz que Deus está em nós, vive em nós. Deus está mais íntimo a nós, que nós mesmos (S. Agostinho). E, então, a nossa vida de fé não pode  deixar de ter no seu centro esta consciência e o consequente compromisso cotidiano de conservar em nós a graça, a amizade de Deus, lutando contra o pecado. Assim se vive o mandamento do amor; assim, com o auxílio de Deus, se põe em prática a sua palavra.
É importante que esta consciência apareça em nós de modo explícito e que seja percebida pelos adolescentes e jovens na nossa responsabilidade de educá-los na fé.  Estejamos cheios de graça: esta é a realidade mais profunda da nossa vida de fé, realidade para ser conservada e para fazer crescer em nós, sentindo-nos cheios de gratidão para com Deus, como Maria fez e nos ensina a fazer.


“Nele que nos escolheu... para sermos santos e imaculados no amor (Ef 1,4)


São Paulo nos revela que em Cristo “mediante o seu sangue, temos a redenção, o perdão das culpas,  segundo a riqueza da sua graça” (Ef 1,7). E assim, sempre em Cristo, o Pai nos escolheu… para sermos santos e imaculados no amor. Esta é a dinâmica da nossa vida de fé (da graça do perdão ao chamado à santidade), é o processo da nossa vocação.
Há um projeto de Deus sobre a nossa vida: um projeto que nós acolhemos e que consiste em responder à vocação recebida do Senhor e em viver em conformidade com ela.
Junto com a consciência da presença de Deus em nós, é também urgente e necessário, da nossa parte,  aprofundar e mostrar aos jovens que a vida é vocação: realizamos em plenitude a nossa vida, valorizamos ao máximo os nossos talentos, à medida que respondemos ao chamado de Deus, a ser descoberto à luz da fé e por meio das circunstâncias da vida.
Com estas convicções, nós religiosos nos dispomos a renovar, no dia 8 de dezembro, a nossa consagração a Deus por meio dos votos de castidade, pobreza e obediência; e vocês, leigos, se preparam para manifestar de novo o compromisso de se sentirem parte daquela espiritualidade e daquela missão, que têm no beato Ludovico Pavoni a sua origem e a sua referência.
Que a solenidade da Imaculada (este ano no 165° de fundação da Congregação) seja realmente a festa de toda a Família pavoniana, a festa de todos aqueles (adolescentes, jovens, colaboradores, voluntários, ex-alunos, fiéis, amigos…) que estão em contato com as nossas comunidades e que sentem a alegria de venerar junto conosco, religiosos e leigos, Maria Imaculada e o beato Ludovico Pavoni.


Daqui à Imaculada e rumo ao Natal do Senhor


Os próximos dias são ricos de eventos significativos para a nossa Congregação.
Sábado, 1.º de dezembro, será apresentado na Obra Pavoniana (Brescia) o livro de G. Grasselli: Nas pegadas de Ludovico Pavoni – No centenário da volta dos pavonianos a Bréscia. E domingo, dia 2, agradeceremos a Deus  por este centenário, com uma concelebração na igreja da Imaculada, presidida pelo bispo emérito, d. Bruno Foresti. Na mesma circunstância, terá lugar a despedida de pe. Raffaele Peroni que, no dia 4, partirá para as Filipinas junto comigo. No dia 8 de dezembro, de fato, lá será erigida juridicamente, na Diocese de Antipolo, a paróquia dedicada ao beato Ludovico Pavoni.
No dia 4 de dezembro, junto ao Tribunal Eclesiástico de S. Paulo, no Brasil, haverá a abertura oficial do Inquérito sobre a cura acontecida em 2009 por intercessão do beato Padre Fundador. Estará presente também o nosso Postulador, pe. Pietro Riva.
No dia 8 de dezembro, ir. Andom Abrehe Sium emitirá, em Asmara, a profissão perpétua; enquanto que, em Bogotá, o noviço colombiano, Andrés Mauricio Carreño Pinzon fará a primeira profissão. No mesmo dia, em Samambaia, será ordenado sacerdote o diácono Thiago Cristino, pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha. Sempre na festa da Imaculada, no Brasil, emitirão a promessa de agregadas, na primiera missa presidida por pe. Thiago, duas leigas da Família pavoniana: Luiza Alves Mendes e Lídia Gava Wilhelm.  
No dia 16 de dezembro, entrarão no noviciado, em S. Leopoldo, três jovens brasileiros: Joel Eliakim Ferreira, Marcos Batista de Morais e Michael Rosa da Silva.
No final do ano, serão propostas duas experiências: para os jovens espanhóis, a participação, em Roma, no encontro europeu de Taizé; e para os jovens italianos, um retiro espiritual na nova casa de Animação vocacional, a Cappuccina de Lonigo.

“Tenham fé, amem a Jesus e a nossa cara mãe Maria”são palavras do Padre Fundador que nos acompanham neste Ano da fé e Ano mariano.
Padre Pavoni e Maria Imaculada nos ajudem a realizar o que nos pede o apóstolo Pedro: Irmãos, procurai consolidar a vossa vocação e eleição, pois agindo deste modo, jamais tropeçareis (2 Pd 1,10). Uno-me a este convite: sejam os votos para viver autenticamente a festa da Imaculada e para nos prepararmos dignamente para o Natal do Senhor.
Rezemos uns pelos outros. “Graça e paz sejam concedidas em abundância a todos nós”  (2 Pd 1,2).
Boa festa da Imaculada e Bom Natal do Senhor!

pe. Lorenzo Agosti

Tradate, 29 de novembro de 2012, início da novena da Imaculada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oração Vocacional Pavoniana

Oração Vocacional Pavoniana
Divino Mestre Jesus, ao anunciar o Reino do Pai escolheste discípulos e missionários dispostos a seguir-te em tudo; quiseste que ficassem contigo numa prolongada vivência do “espírito de família” a fim de prepará-los para serem tuas testemunhas e enviá-los a proclamar o Evangelho. Continua a falar ao coração de muitos e concede a quantos aceitaram teu chamado que, animados pelo teu Espírito, respondam com alegria e ofereçam sem reservas a própria vida em favor das crianças, dos surdos e dos jovens mais necessitados, a exemplo do beato Pe. Pavoni. Isto te pedimos confiantes pela intercessão de Maria Imaculada, Mãe e Rainha da nossa Congregação. Amém!

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL - FMI - "Vem e Segue-Me" é Jesus que chama!

  • Aspirantado "Nossa Senhora do Bom Conselho": Rua Pe. Pavoni, 294 - Bairro Rosário . CEP 38701-002 Patos de Minas / MG . Tel.: (34) 3822.3890. Orientador dos Aspirantes – Pe. Célio Alex, FMI - Colaborador: Ir. Quelion Rosa, FMI.
  • Aspirantado "Pe. Antônio Federici": Q 21, Casas 71/73 . Setor Leste. CEP 72460-210 - Gama / DF . Telefax: (61) 3385.6786. Orientador dos Aspirantes - Ir. José Roberto, FMI.
  • Comunidade Religiosa "Nossa Senhora do Bom Conselho": SGAN Av. W5 909, Módulo "B" - Asa Norte. CEP 70790-090 - Brasília/DF. Tel.: (61) 3349.9944. Pastoral Vocacional: Ir. Thiago Cristino, FMI.
  • Comunidade Religiosa da Basílica de Santo Antônio: Av. Santo Antônio, 2.030 - Bairro Santo Antônio. CEP 29025-000 - Vitória/ES. Tel.: (27) 3223.3083 (Comunidade Religiosa Pavoniana) / (27) 3223.2160 / 3322.0703 (Basílica de Santo Antônio) . Reitor da Basílica: Pe. Roberto Camillato, FMI.
  • Comunidade Religiosa da Paróquia São Sebastião: Área Especial 02, praça 02 - Setor Leste. CEP 72460-000 - Gama/DF. Tel.: (61) 34841500 . Fax: (61) 3037.6678. Pároco: Pe. Natal Battezzi, FMI. Pastoral Vocacional: Pe. José Santos Xavier, FMI.
  • Juniorado "Ir. Miguel Pagani": Rua Dias Toledo, 99 - Bairro Vila Paris. CEP 30380-670 - Belo Horizonte / MG. Tel.: (31) 3296.2648. Orientador dos Junioristas - Pe. Claudinei Ramos Pereira, FMI. ***EPAV - Equipe Provincial de Animação Vocacional - Contatos: Ir. Antônio Carlos, Pe. Célio Alex e Pe. Claudinei Pereira, p/ e-mail: vocacional@pavonianos.org.br
  • Noviciado "Maria Imaculada": Rua Bento Gonçalves, 1375 - Bairro Centro. CEP 93001-970 - São Leopoldo / RS . Caixa Postal: 172. Tel.: (51) 3037.1087. Mestre de Noviços - Pe. Renzo Flório, FMI. Pastoral Vocacional: Ir. Johnson Farias e Ir. Bruno, FMI.
  • Seminário "Bom Pastor" (Aspirantado e Postulantado): Rua Monsenhor José Paulino, 371 - Bairro Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre / MG . Caixa Postal: 217. Tel: (35) 3425.1196 . Orientador do Seminário - Ir. César Thiago do Carmo Alves, FMI.

Associação das Obras Pavonianas de Assistência: servindo as crianças, os surdos e os jovens!

  • Centro Comunitário "Ludovico Pavoni": Rua Barão de Castro Lima, 478 - Bairro: Real Parque - Morumbi. CEP 05685-040. Tel.: (11) 3758.4112 / 3758.9060.
  • Centro de Apoio e Integração dos Surdos (CAIS) - Rua Pe. Pavoni, 294 - Bairro Rosário . CEP 38701-002 Patos de Minas / MG . Tel.: (34) 3822.3890. Coordenador: Luís Vicente Caixeta
  • Centro de Formação Profissional: Av. Santo Antônio, 1746. CEP 29025-000 - Vitória/ES. Tel.: (27) 3233.9170. Telefax: (27) 3322.5174. Coordenadora: Sra. Rosilene, Leiga Associada da Família Pavoniana
  • Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni (CEAL-LP) SGAN Av. W5 909, Módulo "B" - Asa Norte. CEP 70790-090 - Brasília/DF. Tel.: (61) 3349.9944 . Diretor: Pe. José Rinaldi, FMI
  • Centro Medianeira: Rua Florêncio Câmara, 409 - Centro. CEP 93010-220 - São Leopoldo/RS. Caixa Postal: 172. Tel.: (51) 3037.2797 / 3589.6874. Diretor: Pe. Renzo Flório, FMI
  • Colégio São José: Praça Dom Otávio, 270 - Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre/MG - Caixa Postal: 149. Tel.: (35) 3423.5588 / 3423.8603 / 34238562. Fax: (35) 3422.1054. Cursinho Positivo: (35) 3423. 5229. Diretor: Prof. Giovani, Leigo Associado da Família Pavoniana
  • Escola Gráfica Profissional "Delfim Moreira" Rua Monsenhor José Paulino, 371 - Bairro Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre / MG . Caixa Postal: 217. Tel: (35) 3425.1196 . Diretor: Pe. Nelson Ned de Paula e Silva, FMI.
  • Obra Social "Ludovico Pavoni" - Quadra 21, Lotes 71/72 - Gama Leste/DF. CEP 72460-210. Tel.: (61) 3385.6786. Coordenador: Sra. Sueli
  • Obra Social "Ludovico Pavoni": Rua Monsenhor Umbelino, 424 - Centro. CEP 37110-000 - Elói Mendes/MG. Telefax: (35) 3264.1256 . Coordenadora: Sra. Andréia Mendes, Leiga Associada da Família Pavoniana.
  • Obra Social “Padre Agnaldo” e Pólo Educativo “Pe. Pavoni”: Rua Dias Toledo, 99 - Vila Paris. CEP 30380-670 – Belo Horizonte/MG. Tels.: (31) 3344.1800 - 3297.4962 - 0800.7270487 - Fax: (31) 3344.2373. Diretor: Pe. André Callegari, FMI.

Total de visualizações de página

Quem sou eu?

Minha foto
Bréscia, Italy
Sou fundador da Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada, conhecida popularmente como RELIGIOSOS PAVONIANOS. Nasci na Itália no dia 11 de setembro de 1784 numa cidade chamada Bréscia. Senti o chamado de Deus para ir ao encontro das crianças e jovens que, por ocasião da guerra, ficaram órfãos, espalhados pelas ruas com fome, frio e sem ter o que fazer... e o pior, sem nenhuma perspectiva de futuro. Então decidi ajudá-los. Chamei-os para o meu Oratório (um lugar onde nos reuníamos para rezar e brincar) e depois ensinei-os a arte da marcenaria, serralheria, tipografia (fabricar livros), escultura, pintura... e muitas outras coisas. Graças a Deus tudo se encaminhou bem, pois Ele caminhava comigo, conforme prometera. Depois chamei colaboradores para dar continuidade àquilo que havia iniciado. Bem, como você pode perceber a minha história é bem longa... Se você também quer me ajudar entre em contato. Os meus amigos PAVONIANOS estarão de portas abertas para recebê-lo em nossa FAMÍLIA.