Religiosos pavonianos de seis nacionalidades: Brasil, Congo, Camarões, Espanha, Itália e México. |
Aos queridos irmãos religiosos e leigos da Família Pavoniana das províncias do Brasil, Itália e Espanha, nós os jovens religiosos pavonianos das três províncias reunidos na acolhedora cidade brasileira de Vitória para formação permanente queremos agradecer a Deus e a todos os irmãos que tornaram possível essa experiência única de vivência do espírito de família pavoniana, de interculturalidade e de encontro com Deus. Foi um momento que propiciou a reflexão sobre o ser pavoniano no mundo atual e nossa identidade no consagrar-se ao Senhor segundo o espírito do Beato Pavoni. Nessa perspectiva refletimos sobre o tema da comunidade, a figura do Fundador e sobre a vocação. Dentro das festividades dos 70 anos de presença pavoniana no Brasil, recebemos a graça de participar na Basílica de Santo Antonio da Celebração Eucarística, na qual os irmãos César Thiago do Carmo Alves e José Roberto Oliveira Filho se comprometeram perante Deus e a Congregação com a profissão de Votos perpétuos, animada com entusiasmo pela comunidade paroquial que celebrava também os seus 60 anos de fundação, além de experimentarmos o carinho da família pavoniana local; ao mesmo tempo nós estivemos, profundamente, em comunhão, através da oração, com os irmãos do México, Filipinas e Eritréia e também do Brasil que não puderam estar conosco e recordamos com carinho a ordenação sacerdotal do dia 16 de julho, dos queridos diáconos Mihreteab Solomon Okubu e Yonas Fesshaye Michael, em Asmara. Estamos seguros de que essa experiência dará frutos como sementes plantadas em solo fértil, que a Virgem Imaculada e o Beato Pavoni ajudem essas sementes a crescer ad maiorem Dei gloriam.
ANEXO
A partir desta experiência singular queremos manifestar algumas inquietações em comum que como jovens pavonianos partilhamos. Particularmente nos entusiasmou o tema da interculturalidade. Acolhemos com prazer as propostas do documento do Governo Geral sobre a mesma. É aprazível a idéia do intercâmbio de religiosos de uma província a outra no ano de tirocínio. Além disso, oferecer a possibilidade a um religioso que sente uma particular inclinação para desenvolver determinada atividade do carisma pavoniano que não tem em sua província de origem, mas que numa outra província da Congregação há, fez parte de nossa reflexão.
De modo particular, nasceu o desejo entre os religiosos do continente latino-americano (Brasil, Colômbia e México) de um intercâmbio mais frequente, uma vez que existe entre nós uma maior sintonia cultural, eclesial e social. Isto favoreceria uma maior encarnação do carisma pavoniano neste Continente. Por isso apresentamos as seguintes propostas que, se possível, possam ser realizadas:
1. Intercâmbio de religiosos no período de férias de um país a outro;
2. Encontro entre os religiosos presentes na América Latina entre o período de 2 ou 3 anos, para formação e espiritualidade;
3. Experiência de estudos teológicos num outro país da America Latina nos quais estamos presentes;
4. Participação nos cursos de formadores realizados pela Conferência dos Religiosos de um dos três países;
5. Pensamos que seria interessante a criação de um noviciado interprovincial;
6. Criação de um web site dos religiosos pavonianos da América Latina;
7. Gravação de um CD de canções pavonianas em conjunto;
8. Intensificar a comunicação entre os religiosos pavonianos por meio de e-mail, skype, MSN, Facebook, etc.
Essas são algumas idéias que discutimos e compartilhamos entre nós. Certamente nem todas essas propostas poderão ser realizadas, mas isto fica para nós como que um caminho que poderemos percorrer.
Vitória, 23 de julho de 2011
Os Religiosos Jovens Pavonianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário