quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Superior geral

Caríssimos irmãos e leigos da Família pavoniana,
escrevo-lhes tendo ainda nos olhos e no coração a impressão e as emoções suscitadas durante as celebrações de ordenação dos nossos dois novos sacerdotes, pe. Mihreteab e pe. Yonas, realizadas na Eritreia, nos dias 16 e 17 deste mês: a primeira, na igreja dos cistercienses em Asmara, a segunda, na igreja paroquial de Saganeiti, um dos centros do catolicismo eritreu, onde são Justino de Jacobis trabalhou, e próxima sede de uma nova diocese neste país do leste da África.
Lembrava-me do nosso Padre Fundador. Ele, com toda probabilidade, não teria imaginado que algum irmão de sua Congregação teria sido ordenado em um rito diferente do latino e tão sugestivo nos gestos e nos cantos. Foi intensa a participação do povo em ambas celebrações, como manifestação do povo de Deus que se alegrava por tal evento, acolhido como um grande dom de Deus. Durante a homilia, entre as palavras em língua tigrina do bispo de Asmara, Dom Menghisteab Tesfamariam, ressoava com particular comoção a referência ao pe. Pavoni. Sentimos, realmente, a presença do nosso Padre Fundador, que certamente está acompanhando do céu, com uma assistência especial, a nossa presença em terra eritreia. 
No Brasil, também foi realizado o encontro de formação dos nossos religiosos mais jovens culminado, domingo, dia 24, com a profissão perpétua de ir. José Roberto e de ir. César Thiago.
Acolhamos com alegre gratidão estes sinais de esperança para o caminho da nossa Congregação, enquanto continuamos o trabalho de renovação na concretização do nosso carisma, solicitados pela graça de Deus e por sua palavra, bem como pela Regra de Vida e por todas as ocasiões e os instrumentos que caracterizam a nossa experiência comum. Nesta ótica, retomo o tema da Consulta geral, a fim de que este evento não acabe sendo esquecido, sem produzir algum fruto válido para o nosso futuro próximo.

As propostas dos quatro grupos de trabalho da Consulta geral

Junto aos relatórios dos superiores provinciais e do meu, que foram expostos durante a Consulta geral e que convido a retomar e aprofundar, quero chamar a atenção também sobre as propostas conclusivas dos quatro grupos de trabalho da Consulta geral, contidas também elas no Boletim interno distribuído recentemente nas comunidades.
Nestes textos sintéticos encontramos indicações práticas, a serem valorizadas oportunamente.
No primeiro, “Vocações e formação”, colhemos o convite para uma alegre atualização do testemunho do nosso carisma e da nossa vocação, a ser dada em toda ocasião possível.
O texto sobre “Comunhão e missão” nos dá motivo para uma reflexão global sobre os elementos essenciais da nossa identidade, partindo de uma análise do passado para projetar-se sobre perspectivas para o futuro. Este texto pode ser utilizado com proveito em cada comunidade num meio dia de retiro espiritual.
As indicações operativas do terceiro texto, “Pobreza, gestão evangélica dos bens, missão”, recolhem uma série de referências concretas a serem introduzidas ou consolidadas, a fim de salvaguardar todos os valores que estão em jogo neste âmbito delicado do nosso testemunho.
O texto a respeito da “Família pavoniana” sugere alguns elementos para uma práxis eficaz para o crescimento da relação entre religiosos e leigos para a partilha do carisma pavoniano. Como o grupo pediu, recomendo também a leitura da exposição sobre o caminho da Família pavoniana, feita por pe. José Rinaldi, como introdução aos trabalhos dos grupos sobre tal tema.
Estes apelos podem parecer excessivos. Na realidade, representam pontos úteis de referência para enfocar melhor um estilo de vida e uma série de escolhas operativas que fazem parte da nossa identidade.

A renovação dos cargos provinciais

No mês de agosto, as comunidades oferecerão sua contribuição para proceder à renovação dos cargos provinciais, que será decidida pela Direção geral, na segunda metade de setembro.
            Estou certo de que cada irmão cumprirá este gesto com consciência  e com responsabilidade, deixando-se guiar por critérios de fé e de bom senso e tendo presente o bem da Província e de toda a Congregação. 
            Já recordei várias vezes, e estou totalmente convencido disso, que, à luz do evangelho e da nossa vocação, não conta tanto o trabalho que desempenhamos, quanto o amor e a fidelidade com que o realizamos. Todos, fazendo bem o que nos é confiado, concorremos plenamente para o projeto de Deus sobre a Congregação e, de tal modo, realizamos também do melhor modo a nossa vida.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri

            O mês de agosto, como todos já sabemos, será marcado em especial pela Jornada Mundial da Juventude, que se realizará na Espanha e que culminará com  a presença do papa Bento XVI, nos dias de 18 a 21.
            A nossa participação neste evento, com jovens espanhóis e italianos, terá início no dia 12.
            Na tarde de quarta-feira, 17, teremos uma vigília de oração na nossa paróquia de  Vicálvaro, em Madri, para o êxito desta experiência. Seria bom que todas as nossas comunidades se unissem a este momento de invocação a Deus, rezando para que os nossos jovens recolham frutos abundantes para o futuro de sua vida de fé.
Desde agora agradeço todos que colaboraram e ainda estão se empenhando para a preparação de nossa participação neste evento, que exigiu muita disponibilidade de tempo, muito esforço e muita capacidade organizativa. Obrigado de coração pela dedicação e pelo entusiasmo de todos.
Pelo fim do mês, serão realizados alguns Retiros espirituais: em Lonigo (21-27) e em Valladolid (28-3 de setembro). Sejam dias de graça para todos os participantes. Espero que os que não tiveram a oportunidade de participar dos retiros organizados em nível de Congregação, tenham a intenção e saibam encontrar o tempo para participar em um dos tantos retiros que são propostos em nível de Igreja, porque todos necessitamos desta forte experiência espiritual, que a Regra de Vida nos prescreve anualmente.
            Maria Imaculada e o Padre Fundador ajudem a nós religiosos e os leigos da Família pavoniana, bem como a todos os nossos jovens que participarão da Jornada Mundial da Juventude, a encarnar o lema que o papa Bento XVI propôs para este extraordinário encontro de fé: “Radicados e fundados em Cristo, firmes na fé”.
            É o desejo que partilho com prazer com todos vocês, neste dia em que celebramos a eucaristia de despedida do nosso padre Luigi Desio, apóstolo dos surdos.  

pe. Lorenzo Agosti

Ponte di Legno, 30 de julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oração Vocacional Pavoniana

Oração Vocacional Pavoniana
Divino Mestre Jesus, ao anunciar o Reino do Pai escolheste discípulos e missionários dispostos a seguir-te em tudo; quiseste que ficassem contigo numa prolongada vivência do “espírito de família” a fim de prepará-los para serem tuas testemunhas e enviá-los a proclamar o Evangelho. Continua a falar ao coração de muitos e concede a quantos aceitaram teu chamado que, animados pelo teu Espírito, respondam com alegria e ofereçam sem reservas a própria vida em favor das crianças, dos surdos e dos jovens mais necessitados, a exemplo do beato Pe. Pavoni. Isto te pedimos confiantes pela intercessão de Maria Imaculada, Mãe e Rainha da nossa Congregação. Amém!

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL - FMI - "Vem e Segue-Me" é Jesus que chama!

  • Aspirantado "Nossa Senhora do Bom Conselho": Rua Pe. Pavoni, 294 - Bairro Rosário . CEP 38701-002 Patos de Minas / MG . Tel.: (34) 3822.3890. Orientador dos Aspirantes – Pe. Célio Alex, FMI - Colaborador: Ir. Quelion Rosa, FMI.
  • Aspirantado "Pe. Antônio Federici": Q 21, Casas 71/73 . Setor Leste. CEP 72460-210 - Gama / DF . Telefax: (61) 3385.6786. Orientador dos Aspirantes - Ir. José Roberto, FMI.
  • Comunidade Religiosa "Nossa Senhora do Bom Conselho": SGAN Av. W5 909, Módulo "B" - Asa Norte. CEP 70790-090 - Brasília/DF. Tel.: (61) 3349.9944. Pastoral Vocacional: Ir. Thiago Cristino, FMI.
  • Comunidade Religiosa da Basílica de Santo Antônio: Av. Santo Antônio, 2.030 - Bairro Santo Antônio. CEP 29025-000 - Vitória/ES. Tel.: (27) 3223.3083 (Comunidade Religiosa Pavoniana) / (27) 3223.2160 / 3322.0703 (Basílica de Santo Antônio) . Reitor da Basílica: Pe. Roberto Camillato, FMI.
  • Comunidade Religiosa da Paróquia São Sebastião: Área Especial 02, praça 02 - Setor Leste. CEP 72460-000 - Gama/DF. Tel.: (61) 34841500 . Fax: (61) 3037.6678. Pároco: Pe. Natal Battezzi, FMI. Pastoral Vocacional: Pe. José Santos Xavier, FMI.
  • Juniorado "Ir. Miguel Pagani": Rua Dias Toledo, 99 - Bairro Vila Paris. CEP 30380-670 - Belo Horizonte / MG. Tel.: (31) 3296.2648. Orientador dos Junioristas - Pe. Claudinei Ramos Pereira, FMI. ***EPAV - Equipe Provincial de Animação Vocacional - Contatos: Ir. Antônio Carlos, Pe. Célio Alex e Pe. Claudinei Pereira, p/ e-mail: vocacional@pavonianos.org.br
  • Noviciado "Maria Imaculada": Rua Bento Gonçalves, 1375 - Bairro Centro. CEP 93001-970 - São Leopoldo / RS . Caixa Postal: 172. Tel.: (51) 3037.1087. Mestre de Noviços - Pe. Renzo Flório, FMI. Pastoral Vocacional: Ir. Johnson Farias e Ir. Bruno, FMI.
  • Seminário "Bom Pastor" (Aspirantado e Postulantado): Rua Monsenhor José Paulino, 371 - Bairro Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre / MG . Caixa Postal: 217. Tel: (35) 3425.1196 . Orientador do Seminário - Ir. César Thiago do Carmo Alves, FMI.

Associação das Obras Pavonianas de Assistência: servindo as crianças, os surdos e os jovens!

  • Centro Comunitário "Ludovico Pavoni": Rua Barão de Castro Lima, 478 - Bairro: Real Parque - Morumbi. CEP 05685-040. Tel.: (11) 3758.4112 / 3758.9060.
  • Centro de Apoio e Integração dos Surdos (CAIS) - Rua Pe. Pavoni, 294 - Bairro Rosário . CEP 38701-002 Patos de Minas / MG . Tel.: (34) 3822.3890. Coordenador: Luís Vicente Caixeta
  • Centro de Formação Profissional: Av. Santo Antônio, 1746. CEP 29025-000 - Vitória/ES. Tel.: (27) 3233.9170. Telefax: (27) 3322.5174. Coordenadora: Sra. Rosilene, Leiga Associada da Família Pavoniana
  • Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni (CEAL-LP) SGAN Av. W5 909, Módulo "B" - Asa Norte. CEP 70790-090 - Brasília/DF. Tel.: (61) 3349.9944 . Diretor: Pe. José Rinaldi, FMI
  • Centro Medianeira: Rua Florêncio Câmara, 409 - Centro. CEP 93010-220 - São Leopoldo/RS. Caixa Postal: 172. Tel.: (51) 3037.2797 / 3589.6874. Diretor: Pe. Renzo Flório, FMI
  • Colégio São José: Praça Dom Otávio, 270 - Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre/MG - Caixa Postal: 149. Tel.: (35) 3423.5588 / 3423.8603 / 34238562. Fax: (35) 3422.1054. Cursinho Positivo: (35) 3423. 5229. Diretor: Prof. Giovani, Leigo Associado da Família Pavoniana
  • Escola Gráfica Profissional "Delfim Moreira" Rua Monsenhor José Paulino, 371 - Bairro Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre / MG . Caixa Postal: 217. Tel: (35) 3425.1196 . Diretor: Pe. Nelson Ned de Paula e Silva, FMI.
  • Obra Social "Ludovico Pavoni" - Quadra 21, Lotes 71/72 - Gama Leste/DF. CEP 72460-210. Tel.: (61) 3385.6786. Coordenador: Sra. Sueli
  • Obra Social "Ludovico Pavoni": Rua Monsenhor Umbelino, 424 - Centro. CEP 37110-000 - Elói Mendes/MG. Telefax: (35) 3264.1256 . Coordenadora: Sra. Andréia Mendes, Leiga Associada da Família Pavoniana.
  • Obra Social “Padre Agnaldo” e Pólo Educativo “Pe. Pavoni”: Rua Dias Toledo, 99 - Vila Paris. CEP 30380-670 – Belo Horizonte/MG. Tels.: (31) 3344.1800 - 3297.4962 - 0800.7270487 - Fax: (31) 3344.2373. Diretor: Pe. André Callegari, FMI.

Total de visualizações de página

Artigos do blog

Quem sou eu?

Minha foto
Bréscia, Italy
Sou fundador da Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada, conhecida popularmente como RELIGIOSOS PAVONIANOS. Nasci na Itália no dia 11 de setembro de 1784 numa cidade chamada Bréscia. Senti o chamado de Deus para ir ao encontro das crianças e jovens que, por ocasião da guerra, ficaram órfãos, espalhados pelas ruas com fome, frio e sem ter o que fazer... e o pior, sem nenhuma perspectiva de futuro. Então decidi ajudá-los. Chamei-os para o meu Oratório (um lugar onde nos reuníamos para rezar e brincar) e depois ensinei-os a arte da marcenaria, serralheria, tipografia (fabricar livros), escultura, pintura... e muitas outras coisas. Graças a Deus tudo se encaminhou bem, pois Ele caminhava comigo, conforme prometera. Depois chamei colaboradores para dar continuidade àquilo que havia iniciado. Bem, como você pode perceber a minha história é bem longa... Se você também quer me ajudar entre em contato. Os meus amigos PAVONIANOS estarão de portas abertas para recebê-lo em nossa FAMÍLIA.