quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Transfiguração – Cristo, esplendor do Pai

Por: Ir. Thiago Cristino, FMI
Estudante de Teologia
Instituto São Boaventura - ISB - Brasília//DF    


Mt 17, 1-9 // Mc 9, 2-10 // Lc 9, 28-36

1.Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os fez subir a um lugar retirado, numa alta montanha.
2.E foi transfigurado diante deles: seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz.
3.Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus.
4.Pedro, então, tomou a palavra e lhe disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias”.
5.Ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E, da nuvem, uma voz dizia: “Este é o meu filho amado, nele está meu pleno agrado: escutai-o!”
6.Ouvindo isto, os discípulos caíram com o rosto em terra e ficaram muito assustados.
7.Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos, não tenhais medo”.
8.Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser Jesus.
9.Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes: “Não faleis a ninguém desta visão, até que o Filho do Homem tenha sido ressuscitado dos mortos”.


Esta perícope da tríplice tradição quer evidenciar a Beleza (Transcendental), ou seja, a Beleza de Deus manifestada de maneira plena no evento Cristo. É a doxologia (doksología), isto é, a Glorificação de Deus, que não é pontual, mas que se estende no tempo, em toda a história.
Jesus manifestou aos seus discípulos este mistério no Monte. Havia andado com eles, falando-lhes a respeito de seu reino e da segunda vinda na glória. Mas talvez eles não estivessem muito seguros daquilo que lhes anunciara sobre o reino. Para que tivessem a firme convicção no íntimo do coração e, mediante as realidades presentes, cressem nas futuras, deu-lhes ver maravilhosamente a divina manifestação do Monte, imagem prefigurada do reino dos céus.
A iniciativa de mostra-se é sempre de Deus, Ele se revela a nós, em seu Filho, muito amado, Jesus, cujo esplendor do Pai é manifestado na Transfiguração (cf. Mc 1,11). Desta forma o homem, ao contemplar (cf. Mt 17,4) torna-se ‘passivo’, pois diante da Beleza de Deus ele fica na percepção, no ‘deixar-se encher de sua glória e esplendor’. A atitude do homem é de admiração, espanto (surpresa), encanto, como Pedro exclama: “Epístata, é bom estarmos aqui” (cf. Lc 9,33). Vislumbrar a realidade futura (escatológica) deve incitar o discípulo a lutar para que a realidade terrena seja transformada e, não levar a uma atitude estagnada, ou seja, contemplar a luz da Verdade e comunicá-la aos demais que estão nas trevas da ignorância.
O fato de o autor referir-se às tendas (cf. Lc 9, 33b), leva o leitor a crer que o fato em si não aconteceu tal como foi descrito, ao invés disso, foi construído, pois parece confundir-se com as chamadas ‘festas das tendas’, momento no qual os judeus recordavam o tempo em que o Povo peregrino habitava em tendas.
Todavia, tal Beleza é manifestada pelo próprio Cristo, “o mais belo entre os filhos dos homens” (cf. Sl 45,3), que transfigura-se, muda de forma (metamórphosis), diante de três dos seus discípulos. A Beleza expressa no rosto de Cristo é vista como o Todo no fragmento, isto é, o Todo de Deus Pai manifestado em Cristo.
A plenitude dos tempos (cf. Hb 1,1-4) tem seu início com a kenosis de Jesus, na Encarnação, onde ele manifesta visivelmente a Beleza (Glória) do Pai para todos aqueles que tiveram a graça de ver e posteriormente de ouvir suas palavras libertadoras (cf. 1Jo 1,1-4). Ao longo de sua vida, Jesus anuncia o Reino dando testemunho daquele que o enviou, com palavras e ações.
Conversando com Jesus, são vistos Elias (Profetas) e Moisés (Lei), que posteriormente somem e Jesus fica sozinho (cf. Lc 9,30.36). Desse modo Jesus supera a Lei e os Profetas, pois “não veio abolir, mas dar pleno cumprimento” (cf. Mt 5,17), isto é, demonstrando o fim para o qual tende a Lei: o amor, pois dele dependem a Lei e os Profetas (cf. Mt 22,39).
A voz que se escuta é na verdade um apelo para que os discípulos acreditem, de uma vez por todas, que Jesus é o messias, o Filho de Deus: “Este é meu filho amado, o escolhido: ouvi-o!” (cf. Mc 9,7b). Tais palavras foram ouvidas no Batismo oferecido por João, onde o Pai manifesta ao mundo o seu Filho único, cujos gestos e palavras são dignos de ser seguidos. O ‘parar em oração’ de Jesus é o que lhe dá força na missão, por isso seus discípulos também são convidados a fazer o mesmo, a estar atentos e a despertar do sono (cf. Lc 9,32), pois de outro modo não poderão ‘ouvir’ a voz do Filho, em obediência ao mandato do Pai.
O Monte é o lugar teológico, onde Deus se revela. A Transfiguração de Jesus acontece num Monte – embora os discípulos não a tenham visto por completo (cf. Lc 9,32) – que para Mateus tem um sentido a mais, haja vista que ele faz alusão da superioridade de Jesus comparado a Moisés.
Jesus é revelado pelo Pai na sua essência, isto é, Deus com o Ele. Os discípulos têm uma visão beatífica, uma contemplação do próprio Deus, algo impossível para um homem, isto é, contemplar ver a face de Deus, pois do contrário, morreria. Porém o Cristo transfigurado vai ao encontro dos seus, toca e fala a eles (cf. Mt 17,6-7). Em referência ao Primeiro Testamento, depois de falar com Javé, Moisés desce com o rosto resplandecente, pois viu a Deus (cf. Ex 34,29; 40,34), todavia permanece sua essência é humana. Se por um lado Deus se revela a Moisés, por outro, o Pai se revela novamente aos seus, na pessoa de Jesus. Moisés é portador da Lei e Jesus é aquele que deu pleno cumprimento a ela.
A missão do homem, criado “à imagem e semelhança de Deus” é dar Glória a Deus, com a vida. No evento da Transfiguração, o ‘encher-se da Glória e Beleza de Deus’ significa mais um desafio para aqueles que desejam ser cristãos: fazer brilhar a centelha divina – a Luz de Cristo – que está em cada um de nós (cf. Mt 5,14) pelo Batismo.
“Assim, brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai nos céus” (cf. Mt 5, 16). Tal como Cristo, todos os seus seguidores são chamados a resplandecer (ser reflexo) a Glória de Deus (de seus atributos), essencialmente manifestando o amor entre nós: pois é somente manifestando, por atos, o amor entre nós é que seremos reconhecidos como sendo verdadeiros discípulos de Jesus (cf. Jo 13, 34-36).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oração Vocacional Pavoniana

Oração Vocacional Pavoniana
Divino Mestre Jesus, ao anunciar o Reino do Pai escolheste discípulos e missionários dispostos a seguir-te em tudo; quiseste que ficassem contigo numa prolongada vivência do “espírito de família” a fim de prepará-los para serem tuas testemunhas e enviá-los a proclamar o Evangelho. Continua a falar ao coração de muitos e concede a quantos aceitaram teu chamado que, animados pelo teu Espírito, respondam com alegria e ofereçam sem reservas a própria vida em favor das crianças, dos surdos e dos jovens mais necessitados, a exemplo do beato Pe. Pavoni. Isto te pedimos confiantes pela intercessão de Maria Imaculada, Mãe e Rainha da nossa Congregação. Amém!

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL - FMI - "Vem e Segue-Me" é Jesus que chama!

  • Aspirantado "Nossa Senhora do Bom Conselho": Rua Pe. Pavoni, 294 - Bairro Rosário . CEP 38701-002 Patos de Minas / MG . Tel.: (34) 3822.3890. Orientador dos Aspirantes – Pe. Célio Alex, FMI - Colaborador: Ir. Quelion Rosa, FMI.
  • Aspirantado "Pe. Antônio Federici": Q 21, Casas 71/73 . Setor Leste. CEP 72460-210 - Gama / DF . Telefax: (61) 3385.6786. Orientador dos Aspirantes - Ir. José Roberto, FMI.
  • Comunidade Religiosa "Nossa Senhora do Bom Conselho": SGAN Av. W5 909, Módulo "B" - Asa Norte. CEP 70790-090 - Brasília/DF. Tel.: (61) 3349.9944. Pastoral Vocacional: Ir. Thiago Cristino, FMI.
  • Comunidade Religiosa da Basílica de Santo Antônio: Av. Santo Antônio, 2.030 - Bairro Santo Antônio. CEP 29025-000 - Vitória/ES. Tel.: (27) 3223.3083 (Comunidade Religiosa Pavoniana) / (27) 3223.2160 / 3322.0703 (Basílica de Santo Antônio) . Reitor da Basílica: Pe. Roberto Camillato, FMI.
  • Comunidade Religiosa da Paróquia São Sebastião: Área Especial 02, praça 02 - Setor Leste. CEP 72460-000 - Gama/DF. Tel.: (61) 34841500 . Fax: (61) 3037.6678. Pároco: Pe. Natal Battezzi, FMI. Pastoral Vocacional: Pe. José Santos Xavier, FMI.
  • Juniorado "Ir. Miguel Pagani": Rua Dias Toledo, 99 - Bairro Vila Paris. CEP 30380-670 - Belo Horizonte / MG. Tel.: (31) 3296.2648. Orientador dos Junioristas - Pe. Claudinei Ramos Pereira, FMI. ***EPAV - Equipe Provincial de Animação Vocacional - Contatos: Ir. Antônio Carlos, Pe. Célio Alex e Pe. Claudinei Pereira, p/ e-mail: vocacional@pavonianos.org.br
  • Noviciado "Maria Imaculada": Rua Bento Gonçalves, 1375 - Bairro Centro. CEP 93001-970 - São Leopoldo / RS . Caixa Postal: 172. Tel.: (51) 3037.1087. Mestre de Noviços - Pe. Renzo Flório, FMI. Pastoral Vocacional: Ir. Johnson Farias e Ir. Bruno, FMI.
  • Seminário "Bom Pastor" (Aspirantado e Postulantado): Rua Monsenhor José Paulino, 371 - Bairro Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre / MG . Caixa Postal: 217. Tel: (35) 3425.1196 . Orientador do Seminário - Ir. César Thiago do Carmo Alves, FMI.

Associação das Obras Pavonianas de Assistência: servindo as crianças, os surdos e os jovens!

  • Centro Comunitário "Ludovico Pavoni": Rua Barão de Castro Lima, 478 - Bairro: Real Parque - Morumbi. CEP 05685-040. Tel.: (11) 3758.4112 / 3758.9060.
  • Centro de Apoio e Integração dos Surdos (CAIS) - Rua Pe. Pavoni, 294 - Bairro Rosário . CEP 38701-002 Patos de Minas / MG . Tel.: (34) 3822.3890. Coordenador: Luís Vicente Caixeta
  • Centro de Formação Profissional: Av. Santo Antônio, 1746. CEP 29025-000 - Vitória/ES. Tel.: (27) 3233.9170. Telefax: (27) 3322.5174. Coordenadora: Sra. Rosilene, Leiga Associada da Família Pavoniana
  • Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni (CEAL-LP) SGAN Av. W5 909, Módulo "B" - Asa Norte. CEP 70790-090 - Brasília/DF. Tel.: (61) 3349.9944 . Diretor: Pe. José Rinaldi, FMI
  • Centro Medianeira: Rua Florêncio Câmara, 409 - Centro. CEP 93010-220 - São Leopoldo/RS. Caixa Postal: 172. Tel.: (51) 3037.2797 / 3589.6874. Diretor: Pe. Renzo Flório, FMI
  • Colégio São José: Praça Dom Otávio, 270 - Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre/MG - Caixa Postal: 149. Tel.: (35) 3423.5588 / 3423.8603 / 34238562. Fax: (35) 3422.1054. Cursinho Positivo: (35) 3423. 5229. Diretor: Prof. Giovani, Leigo Associado da Família Pavoniana
  • Escola Gráfica Profissional "Delfim Moreira" Rua Monsenhor José Paulino, 371 - Bairro Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre / MG . Caixa Postal: 217. Tel: (35) 3425.1196 . Diretor: Pe. Nelson Ned de Paula e Silva, FMI.
  • Obra Social "Ludovico Pavoni" - Quadra 21, Lotes 71/72 - Gama Leste/DF. CEP 72460-210. Tel.: (61) 3385.6786. Coordenador: Sra. Sueli
  • Obra Social "Ludovico Pavoni": Rua Monsenhor Umbelino, 424 - Centro. CEP 37110-000 - Elói Mendes/MG. Telefax: (35) 3264.1256 . Coordenadora: Sra. Andréia Mendes, Leiga Associada da Família Pavoniana.
  • Obra Social “Padre Agnaldo” e Pólo Educativo “Pe. Pavoni”: Rua Dias Toledo, 99 - Vila Paris. CEP 30380-670 – Belo Horizonte/MG. Tels.: (31) 3344.1800 - 3297.4962 - 0800.7270487 - Fax: (31) 3344.2373. Diretor: Pe. André Callegari, FMI.

Total de visualizações de página

Artigos do blog

Quem sou eu?

Minha foto
Bréscia, Italy
Sou fundador da Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada, conhecida popularmente como RELIGIOSOS PAVONIANOS. Nasci na Itália no dia 11 de setembro de 1784 numa cidade chamada Bréscia. Senti o chamado de Deus para ir ao encontro das crianças e jovens que, por ocasião da guerra, ficaram órfãos, espalhados pelas ruas com fome, frio e sem ter o que fazer... e o pior, sem nenhuma perspectiva de futuro. Então decidi ajudá-los. Chamei-os para o meu Oratório (um lugar onde nos reuníamos para rezar e brincar) e depois ensinei-os a arte da marcenaria, serralheria, tipografia (fabricar livros), escultura, pintura... e muitas outras coisas. Graças a Deus tudo se encaminhou bem, pois Ele caminhava comigo, conforme prometera. Depois chamei colaboradores para dar continuidade àquilo que havia iniciado. Bem, como você pode perceber a minha história é bem longa... Se você também quer me ajudar entre em contato. Os meus amigos PAVONIANOS estarão de portas abertas para recebê-lo em nossa FAMÍLIA.