terça-feira, 13 de setembro de 2011

O Superior geral


Pe. Lorenzo Agosti, Superior geral da Congregação
dos Filhos de Maria Imaculada - FMI - Pavonianos -
Caríssimos irmãos e leigos da Família pavoniana,
todos, também quem não participou pessoalmente, fomos atingidos favoravelmente pelo evento da Jornada Mundial da Juventude, que se realizou em agosto, em Madri, na Espanha. Unidos a tantos jovens provenientes de toda parte do mundo, havia também um grupo significativo de italianos e de espanhois, unidos pelo nome de “Pavonianos” e acompanhados por alguns dos nossos religiosos, animadores, na Itália e na Espanha, da pastoral juvenil e vocacional. A nossa esperança é que a forte e extraordinária experiência vivida se torne para os participantes um incentivo no seu caminho de fé e de vida cristã e na sua simpatia e proximidade ao “mundo” pavoniano.
O evento da JMJ é também para a nossa Congregação um estímulo a mais para preparar e para viver o iminente “Ano da missão educativa pavoniana” como uma oportunidade para aprofundar as motivações e para consolidar a realização do nosso carisma em favor dos jovens de hoje, a exemplo do Padre Fundador.

Fortes da fortaleza de Deus …”: mais um triênio à nossa frente

Com este mês, inicia-se um novo triênio do caminho da nossa Congregação. Renovam-se os cargos provinciais e se revê e se relança a programação que interessa à vida de cada Província. Este recomeço pode ser uma ocasião propícia para dar novo vigor à concretização do Documento do último Capítulo geral, re-escrito na Programação geral, que continua sempre como ponto de referência no período que estamos vivendo.
Cada um de nós, independentemente da obrigação que lhe é confiada, é chamado a dar a própria contribuição com disponibilidade e com responsabilidade, porque a Congregação é a nossa família. E o melhor modo para demonstrar amor à própria família é não ficar como espectadores do trabalho dos outros, mas se sentir protagonistas, junto com todos os outros, na realização do projeto comum, colaborando assim com o desígnio de Deus para a nossa Família pavoniana. Se cada um, com fé e dedicação, cumpre a própria parte, a parte que lhe toca, em sinergia e complementaridade com os próprios irmãos, poderemos, com a ajuda de Deus, alcançar os resultados de santidade, de comunhão e de eficácia apostólica que trazemos no coração e que a Igreja e os jovens esperam de nós.
Tanto mais que este recomeço, sobretudo na Itália e na Espanha, tem também a ver com muitos irmãos que neste mês mudam de comunidade ou de atividade. Esta situação, juntamente com uma previsível e desejável renovação pessoal e comunitária, pode comportar também esforço e alguma dificuldade: seja no íntimo de cada irmão, seja em nível da comunidade, ela deve encontrar novos equilíbrios.
Justamente por isto, renovo o convite para enfrentar esta passagem com muita atenção, criando as condições favoráveis para a mais eficaz inserção de cada irmão. Ao mesmo tempo, solicito encaminhar prontamente a redação da programação comunitária; vale dizer, a elaborar um sólido e coerente projeto de vida, segundo as indicações da nossa Regra, que de ano em ano somos chamados a encarnar sempre melhor.
A este propósito, remeto às indicações práticas para uma válida programação anual que já anexei à carta de setembro de 2009 e que lembrei também na carta de setembro de 2010.
Além disso, em um primeiro anexo à presente carta, permito-me reunir algumas propostas concretas que já foram assinaladas no passado aqui e ali e que dizem respeito à oportunidade de um maior envolvimento de toda a comunidade religiosa com os leigos colaboradores e com os destinatários da nossa missão (adolescentes, jovens, fiéis, etc.). 
Estas propostas também fazem parte da tomada de consciência que a comunidade é chamada a fazer e das iniciativas a organizar, para responder às exigências contidas no Documento capitular.

“… demos futuro à missão pavoniana”: formar comunidade, ou melhor, ser comunidade

A atenção à vida de comunidade não é fim em si mesma, mas está orientada à missão, isto é, a dar consistência, atualidade e futuro à “missão pavoniana”. Todavia, esta finalidade não é realizável de modo significativo e na lógica do carisma que nos é oferecido, sem uma consistente vida de comunhão. Como podemos levar Cristo aos jovens (e às famílias e à sociedade) e como, com Cristo, podemos levar amor, justiça, trabalho, fraternidade, esperança e futuro? Como? Como comunidade, como Família pavoniana. Isto significa e comporta três dimensões ligadas entre si:
- ser centro de irradiação de fé, de vida segundo o evangelho;
- ser testemunha de comunhão fraterna;
- ser concretização de um serviço, dirigido em particular aos jovens, realizado por amor.
Formar comunidade, ou melhor, ser comunidade deste modo, como nos pede a Regra de Vida (seguindo o evangelho e o Padre Fundador), é utopia ou caminho possível, mesmo se difícil e realizável somente com a graça de Deus, além da nossa constante colaboração?
Este é o desafio do evangelho e da nossa vocação.
Por que também nós somos frequentemente levados a raciocinar e a assumir atitudes que não estão de acordo com o evangelho. Por exemplo: “Aquela pessoa me fez uma grosseria ou me ofendeu; jamais me esquecerei por toda a vida”. “Aquela pessoa me recusou um favor; se me pedir algo responderei o que merece”. “Aquele jovem me está aborrecendo; vou afastá-lo de mim”. … Mas, o que se lê no evangelho? “Se amais os que vos amam, que recompensa tereis? … E se saudais apenas os vossos irmãos, o que fazeis de mais?” (Mt 5, 46-47; cf. Lc 6, 32-34). A “lectio divina” que fazemos semanalmente sobre a palavra de Deus não tem como objetivo elaborar e partilhar reflexões especiais ou fantasiosas, mas ajudar a compreender e a viver a palavra de Deus que escutamos cada dia: para que mude a nossa mentalidade (e a nossa vida), não deixando-a se adequar à mentalidade do “mundo”.
Daqui, com a graça de Deus, brota a capacidade de perdoar e de ver no outro, no irmão, mais os aspectos positivos do que os negativos; daqui, a capacidade de ajudar-nos reciprocamente a redimensionar, quanto possível, os nossos aspectos negativos, sempre animados pela caridade e compreensão para com o irmão. Assim se cresce como comunidade, se torna comunidade, unida em torno a Cristo e capaz de testemunhar seu evangelho e o seu amor, na comunhão e no serviço aos irmãos. Uma comunidade que procura ser assim, pode se tornar capaz de atração vocacional.
Para conhecimento e como provocação a este respeito, acrescento um segundo anexo, que traz una das muitas experiências do “Caminho neocatecumenal”, acontecida no final da JMJ de Madri. O que pensar?

Setembro, prossigamos… “Vós sois o sal da terra” (Mt 5, 13)

No calendário deste mês de setembro há várias ocorrências.
Terça-feira, dia 6, em Milão, haverá um encontro de formação para os professores das nossas escolas da Itália.
No dia 7, acompanharei ir. Guido Bertuzzi às Filipinas, de onde voltarei, no dia 16, com pe. Antônio Andreella.
Domingo, dia 11, emitirão a profissão religiosa, em Asmara, nas mãos do Superior provincial, três noviços eritreus: Kurubiel, Samuel e Tekle, que começaram o noviciado, em 28 de maio de 2010.
No mesmo domingo, em Montagnana, haverá o 33° meeting do GMA com o título: “Na rede … entre os mil rostos da solidariedade, há também o seu”.
De 19 a 21, teremos, em Tradate, a reunião do Conselho geral.
Nos dias 23-24, em Belo Horizonte, reunir-se-ão os jovens religiosos do Brasil.
Alegra-me concluir esta carta citando, para a nossa reflexão, uma passagem de s. João Crisóstomo, comentando a expressão de Jesus: “Vós sois o sal da terra” (Mt 5, 13): «Não creiais, parece dizer, ser chamados a pequenas lutas e a realizações insignificantes. Não. Vós sois ‘o sal da terra’ … Quanto maiores encargos vos forem confiados, tanto mais necessidade tendes de grande zelo. E mais: para que, ouvindo a frase: ‘Quando vos insultarem e perseguirem…’ (Mt 5, 11), não temais ser citados em juízo, parece querer dizer: ‘Se não estiverdes prontos para as provas, em vão fostes escolhidos’».
 O Senhor nos escolheu para colaborar no crescimento do seu Reino. Maria Imaculada e o Padre Fundador nos ajudem a ser dignos e a corresponder plenamente ao seu chamado, sabendo poder contar sempre, sobretudo nos momentos difíceis, com a graça de Deus.No seu nome, vos saúdo de coração
pe. Lorenzo Agosti
Tradate, 1° de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oração Vocacional Pavoniana

Oração Vocacional Pavoniana
Divino Mestre Jesus, ao anunciar o Reino do Pai escolheste discípulos e missionários dispostos a seguir-te em tudo; quiseste que ficassem contigo numa prolongada vivência do “espírito de família” a fim de prepará-los para serem tuas testemunhas e enviá-los a proclamar o Evangelho. Continua a falar ao coração de muitos e concede a quantos aceitaram teu chamado que, animados pelo teu Espírito, respondam com alegria e ofereçam sem reservas a própria vida em favor das crianças, dos surdos e dos jovens mais necessitados, a exemplo do beato Pe. Pavoni. Isto te pedimos confiantes pela intercessão de Maria Imaculada, Mãe e Rainha da nossa Congregação. Amém!

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL - FMI - "Vem e Segue-Me" é Jesus que chama!

  • Aspirantado "Nossa Senhora do Bom Conselho": Rua Pe. Pavoni, 294 - Bairro Rosário . CEP 38701-002 Patos de Minas / MG . Tel.: (34) 3822.3890. Orientador dos Aspirantes – Pe. Célio Alex, FMI - Colaborador: Ir. Quelion Rosa, FMI.
  • Aspirantado "Pe. Antônio Federici": Q 21, Casas 71/73 . Setor Leste. CEP 72460-210 - Gama / DF . Telefax: (61) 3385.6786. Orientador dos Aspirantes - Ir. José Roberto, FMI.
  • Comunidade Religiosa "Nossa Senhora do Bom Conselho": SGAN Av. W5 909, Módulo "B" - Asa Norte. CEP 70790-090 - Brasília/DF. Tel.: (61) 3349.9944. Pastoral Vocacional: Ir. Thiago Cristino, FMI.
  • Comunidade Religiosa da Basílica de Santo Antônio: Av. Santo Antônio, 2.030 - Bairro Santo Antônio. CEP 29025-000 - Vitória/ES. Tel.: (27) 3223.3083 (Comunidade Religiosa Pavoniana) / (27) 3223.2160 / 3322.0703 (Basílica de Santo Antônio) . Reitor da Basílica: Pe. Roberto Camillato, FMI.
  • Comunidade Religiosa da Paróquia São Sebastião: Área Especial 02, praça 02 - Setor Leste. CEP 72460-000 - Gama/DF. Tel.: (61) 34841500 . Fax: (61) 3037.6678. Pároco: Pe. Natal Battezzi, FMI. Pastoral Vocacional: Pe. José Santos Xavier, FMI.
  • Juniorado "Ir. Miguel Pagani": Rua Dias Toledo, 99 - Bairro Vila Paris. CEP 30380-670 - Belo Horizonte / MG. Tel.: (31) 3296.2648. Orientador dos Junioristas - Pe. Claudinei Ramos Pereira, FMI. ***EPAV - Equipe Provincial de Animação Vocacional - Contatos: Ir. Antônio Carlos, Pe. Célio Alex e Pe. Claudinei Pereira, p/ e-mail: vocacional@pavonianos.org.br
  • Noviciado "Maria Imaculada": Rua Bento Gonçalves, 1375 - Bairro Centro. CEP 93001-970 - São Leopoldo / RS . Caixa Postal: 172. Tel.: (51) 3037.1087. Mestre de Noviços - Pe. Renzo Flório, FMI. Pastoral Vocacional: Ir. Johnson Farias e Ir. Bruno, FMI.
  • Seminário "Bom Pastor" (Aspirantado e Postulantado): Rua Monsenhor José Paulino, 371 - Bairro Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre / MG . Caixa Postal: 217. Tel: (35) 3425.1196 . Orientador do Seminário - Ir. César Thiago do Carmo Alves, FMI.

Associação das Obras Pavonianas de Assistência: servindo as crianças, os surdos e os jovens!

  • Centro Comunitário "Ludovico Pavoni": Rua Barão de Castro Lima, 478 - Bairro: Real Parque - Morumbi. CEP 05685-040. Tel.: (11) 3758.4112 / 3758.9060.
  • Centro de Apoio e Integração dos Surdos (CAIS) - Rua Pe. Pavoni, 294 - Bairro Rosário . CEP 38701-002 Patos de Minas / MG . Tel.: (34) 3822.3890. Coordenador: Luís Vicente Caixeta
  • Centro de Formação Profissional: Av. Santo Antônio, 1746. CEP 29025-000 - Vitória/ES. Tel.: (27) 3233.9170. Telefax: (27) 3322.5174. Coordenadora: Sra. Rosilene, Leiga Associada da Família Pavoniana
  • Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni (CEAL-LP) SGAN Av. W5 909, Módulo "B" - Asa Norte. CEP 70790-090 - Brasília/DF. Tel.: (61) 3349.9944 . Diretor: Pe. José Rinaldi, FMI
  • Centro Medianeira: Rua Florêncio Câmara, 409 - Centro. CEP 93010-220 - São Leopoldo/RS. Caixa Postal: 172. Tel.: (51) 3037.2797 / 3589.6874. Diretor: Pe. Renzo Flório, FMI
  • Colégio São José: Praça Dom Otávio, 270 - Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre/MG - Caixa Postal: 149. Tel.: (35) 3423.5588 / 3423.8603 / 34238562. Fax: (35) 3422.1054. Cursinho Positivo: (35) 3423. 5229. Diretor: Prof. Giovani, Leigo Associado da Família Pavoniana
  • Escola Gráfica Profissional "Delfim Moreira" Rua Monsenhor José Paulino, 371 - Bairro Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre / MG . Caixa Postal: 217. Tel: (35) 3425.1196 . Diretor: Pe. Nelson Ned de Paula e Silva, FMI.
  • Obra Social "Ludovico Pavoni" - Quadra 21, Lotes 71/72 - Gama Leste/DF. CEP 72460-210. Tel.: (61) 3385.6786. Coordenador: Sra. Sueli
  • Obra Social "Ludovico Pavoni": Rua Monsenhor Umbelino, 424 - Centro. CEP 37110-000 - Elói Mendes/MG. Telefax: (35) 3264.1256 . Coordenadora: Sra. Andréia Mendes, Leiga Associada da Família Pavoniana.
  • Obra Social “Padre Agnaldo” e Pólo Educativo “Pe. Pavoni”: Rua Dias Toledo, 99 - Vila Paris. CEP 30380-670 – Belo Horizonte/MG. Tels.: (31) 3344.1800 - 3297.4962 - 0800.7270487 - Fax: (31) 3344.2373. Diretor: Pe. André Callegari, FMI.

Total de visualizações de página

Artigos do blog

Quem sou eu?

Minha foto
Bréscia, Italy
Sou fundador da Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada, conhecida popularmente como RELIGIOSOS PAVONIANOS. Nasci na Itália no dia 11 de setembro de 1784 numa cidade chamada Bréscia. Senti o chamado de Deus para ir ao encontro das crianças e jovens que, por ocasião da guerra, ficaram órfãos, espalhados pelas ruas com fome, frio e sem ter o que fazer... e o pior, sem nenhuma perspectiva de futuro. Então decidi ajudá-los. Chamei-os para o meu Oratório (um lugar onde nos reuníamos para rezar e brincar) e depois ensinei-os a arte da marcenaria, serralheria, tipografia (fabricar livros), escultura, pintura... e muitas outras coisas. Graças a Deus tudo se encaminhou bem, pois Ele caminhava comigo, conforme prometera. Depois chamei colaboradores para dar continuidade àquilo que havia iniciado. Bem, como você pode perceber a minha história é bem longa... Se você também quer me ajudar entre em contato. Os meus amigos PAVONIANOS estarão de portas abertas para recebê-lo em nossa FAMÍLIA.