terça-feira, 20 de setembro de 2011

Veritatis Splendor - Um outro olhar


Por: Ir. Thiago Cristino, FMI
Estudante de Teologia - ISB/Brasília 


             A Carta Encíclica de João Paulo II começa por apontar Jesus como sendo a “luz verdadeira que a todo homem ilumina” (cf. Jo 1,9) e que faz dos homens “filhos da luz” (cf. Ef 5,8). Por conta do pecado o homem desvia o olhar desta luz em detrimento da escuridão. Todavia, tal pecado não pode eliminar por completo a luz de Deus no homem. Tal expressão disso é a busca dele pelo sentido da vida e pela Verdade do conhecimento. O progresso científico é um triunfo da inteligência do homem, porém também ela necessita de pôr-se as questões religiosas últimas, mas antes, as do coração e da consciência moral.
O que fazer? Como discernir? São perguntas fundamentais, cuja resposta está em Jesus Cristo, ‘que revela ao homem o próprio homem’ (cf. GS, 22). Jesus, ‘luz dos povos – Lumen Gentium’, ilumina a sua Igreja, que, por mandato dele (cf. Mc 16,15), permanece atenta aos novos desafios da história e oferece a todos a resposta que povém da Verdade de Jesus e do seu Evangelho.
A partir desta dinâmica de luz e trevas, os Pastores da Igreja, em comunhão com consigo e com os demais fiéis, enfrentam as questões que inferem diretamente na instância moral, que atinge e compromete em profundidade cada homem; estão solidários neste esforço e reconhecem que a conduta do homem o conduz para a salvação (fé e moral estão intimamente unidas). Por isso o texto é uma proposta de reflexão sobre questões fundametais do ensinamento da teologia moral da Igreja relativo aos múltiplos e diferentes âmbitos da vida humana. Além disso, é um documento maduro que pauta sua reflexão sobre a vida apresentada dignamente no evangelho de Cristo (cf. Fl 1,27).
Dividida em três capítulos – dentre os quais nos deteremos no primeiro e pouca mais da metade do segundo – a Carta inicia fundamenta sua dissertação no diálogo de Jesus com um jovem rico que, piedoso e legítimo observador dos mandamentos, procura saber do divino Mestre, como conseguir a vida eterna. Ao final do colóquio Jesus oferece uma amarga e exigente resposta que o deixa triste.  
O diálogo de Jesus com o jovem é um ensinamento moral que reflete sobre valores – um só é bom – contidos tanto nos mandamentos do decálogo, como nos seus, bem como na sua prática. O jovem sem nome abre margem para ser reconhecido nele todos os homens que se aproximam de Cristo e lhe coloca uma questão moral. Isso indica que Jesus torna-se o fundamento que sustenta ou não a moral. Este encontro com Cristo é mediado pela sua Igreja. Ao fazer a pergunta o interlecutor de Jesus intui que existe um nexo entre o bem moral e a vida eterna (moral e salvação). Urge que o homem de hoje volte-se para Jesus a fim de obter dele a resposta acerca do bem e do mal, se se quer adentrar no âmago da moral evangélica.
Tais respostas só podem ser encontradas ao dirigir mente e coração para aquele que é o Sumo Bem, Deus (cf. Mc 10,18; Lc 18,19), por isso só Ele pode responder à questão acerca do bem. Interrogar-se pelo bem, significa buscar o próprio Deus. Jesus reconduz a questão da ação moralmente boa às suas raízes religiosas. Sendo assim, o homem embebido da luz da verdade de Cristo, deve ser reflexo e irradiar para os demais a mesma Luz que o iluminou. Jesus é o modelo do agir moral, resposta de vida às iniciativas gratuitas que o amor de Deus multiplica em favor do homem. Este, por sua vez, é chamado a refletir a sua glória, nos seus atos.
Reconhecer que ‘um só é bom’ significa salvaguardar Deus como núcleo fundamental e coração da Lei, pois ‘o termo (plenitude) da Lei é Cristo’ – plenitudo legis in Christo est (cf. Rm 10,4). A pertença do povo é manifestada pela moral permeada no Decálogo, cuja centralidade foi apontada por Cristo: o amor a Deus e ao próximo, como ratificação da dignidade de Deus e da pessoa. Tais mandamentos estão unidos a uma promessa: da terra e do ‘reino dos céus’ (vida eterna).
Todo este caminho desencadeará na sequela Christi, a convite do próprio Cristo que chama a seguí-lo, a conformar sua vida, o quanto possível à Vida do Divino Mestre Jesus. Aderir à própria pessoa de Cristo é o fundamento essencial e original da moral cristã.
As exigências para seguir a Cristo, na conclusão, do colóquio superam as aspirações forças humanas. Todavia, para Deus nada é impossível. A superação e fidelidade é graça, é dom, cujo fruto é expresso na caridade. Ao apoiar-se num ‘princípio’, Jesus resgata o valor original e autêntico do celibato pelo Reino. O amor precede a observância (da lei), no dizer de Santo Agostinho. Só se pode ‘permanecer’ (por graça) no amor com a condição de observar os mandamentos (cf. Jo 15, 10).
Todavia, por mais que nos empenhemos nesta busca, tendo como parâmetro Cristo, a percepção é que falta alguma coisa, pois cumprir a Lei por ela mesma não é suficiente, mas sim, interiorizá-la no coração e manifestá-la por atos o amor solícito que tutela e promove a vida.
Isto posto, num segundo momento, o Papa conduz o leitor a refletir precisamente sobre as questões morais hodiernas, bem como as várias tendências e teorias, focando a posição do Magistério que, pela mesma fidelidade a Cristo e mediante sua autoridade, tem o dever de oferecer a própria reflexão e ensinamento a fim de ajudar o homem na busca da verdade e da liberdade, enunciando princípios para o discernimento daquilo que é contrário à ‘sã doutrina’, ou seja, refletir sobre os fundamentos dos quais dependem as respostas para as perguntas relacionadas ao próprio homem, o pecado, a vida eterna, a liberdade, o sofrimento, a felicidade, o gosto pela observação empírica, os processos de objetivação científica, o progresso técnico, algumas formas de liberalismo, dentre outras.
A seguir pontuaremos algumas ideias-chave em quatro grandes blocos.

  • Liberdade: Um dos problemas mais cruciais da atualidade. Para alguns ela consiste na licença de fazer seja o que for mesmo o mal, contanto que agrade, ou seja, está impregnada de uma influência de correntes sujetivistas e individualistas. Para outros, porém, a liberdade é sinal da imagem divina no homem. O desafio é encarar a liberdade como atitude responsável não fundado na coação, mas na consciência do dever. A decisão de decidir entre o bem e o mal é somente de Deus. O homem, exercendo a sua Liberdade pode reconhecer e acolher a Lei de Deus. Portanto a Lei não diminui, mas promove a garante a Liberdade do homem. Neste sentido, pela razão – particularmente aquela iluminada pela Revelação divina e pela fé – o homem tem a capacidade de fazer o devido discernimento entre o bem e o mal.
  • Autonomia: Permanecer na obediência a Deus é permanecer no caminho da verdade e do bem. Uma autonomia que não dependa de Deus e que use das criaturas sem se ordenar ao Criador, certamente é um falso conceito. A Lei moral provém de Deus e Nele encontra sempre a sua fonte. Pensar ao contrário é considerar as leis como sendo puramente humanas, apelando para a soberania da razão. Todavia, a verdadeira autonomia moral do homem consiste no acolhimento da lei moral, do mandamento de Deus. Neste contexto, se situa a lei natural como expressão humana da lei eterna de Deus, que está ‘esculpida e escrita no coração de todos e de cada um dos homens’ (cf. Rm 2,15). Ela refere-se à natureza própria e original do ser humano, à natureza da pessoa humana, que é pessoa mesma na unidade de alma e corpo, unidade das suas inclinações tanto de ordem espiritual como biológica, e de todas as outras características específicas. Graças à verdade revelada a lei natural implica a universalidade. Esta universalidade não prescinde da individualidade dos seres humanos e nem se opõe à unicidade e irrepetibilidade de cada pessoa, mas abraça pela raiz cada um dos seus atos livres que devem atestar a universalidade do verdadeiro bem (semper et pro semper).
  • Fisicismo e naturalismo: contrapõem-se à lei natural e apresentam como leis morais somente as leis biológicas. Sendo assim alguns comportamentos dos homens são considerados permanentes se imutáveis o que numa visão fatalista tal pensamento coloca-se como norma moral universal válida. Ora, segundo o parecer destes teólogos baseados nesta concepção, a avaliação moralmente negativa de tais atos, a saber: a contracepção, a esterilização direta, a masturbação, as relações pré-matrimoniais, as relações homossexuais, como também a fecundação artificial, etc, não teria em suficiente consideração o caráter racional e livre do homem, nem o condicionamento cultural de cada norma moral. Para eles o homem como ser racional deve decidir livremente o sentido dos seus comportamentos. Mediante esta interpretação convém considerar a reta relação existente entre liberdade e natureza humana e particularmente o lugar que ocupa o corpo humano nas questões da lei natural. Uma liberdade absoluta considera o corpo como dado bruto, desprovido de significados e valores, materialmente necessários para a opção da liberdade, mas extrínsecos à pessoa, ao sujeito e ao ato humano. Tal concepção reduz e termina por causar uma quebra do homem, haja vista que o próprio conceite de pessoa (integrada) exige considerar corpo e alma.
  • A consciência: a relação entre Liberdade e Lei tem sua sede na Consciência, que na linguagem do Concílio Vaticano II é este o ‘lugar secretíssimo e sacrário do homem’ (cf. LG, 16) que o homem descobre a Lei que não impôs a si mesmo, mas à qual deve obedecer; a voz que sempre chama ao amor do bem e fuga do mal. Por isso o modo como se concebe a relação entre Liberdade e Lei está ligado intimamente à interpretação que se atribui à consciência moral. Neste sentido uma exaltação da liberdade conduz a uma interpretação criativa (que maqueia) da consciência moral, o que gera inúmeros conflitos de conciência nos fiéis. Ela põe o homem perante a Lei e torna-se para ele testemunha da sua fidelidade ou infidelidade; é por assim dizer, um juízo prático que dita aquilo que o homem deve fazer ou evitar, ou então avalia um ato realizado por ele; formula uma obrigação moral à luz da lei natural. Todavia a Consciência não está isenta de erro, não é um juiz infalível, daí a necessidade do exercício de busca pela verdade que liberta e salva da ignorância (ao menos a vencível). Formar consciência é torná-la objeto de contínua conversão à verdade e ao bem.

Portanto, o convite do Papa é buscar a verdade 'no princípio' e dentro de nós mesmos (metafísica da interioridade de Santo Agostinho), isto é, naquilo que fundamenta a experiência do homem na sua origem e que tem sua plenitude em Cristo Jesus, homem como nós e "pautar a nossa vida à Vida do Divino Mestre, Jesus, o quanto possível" (Beato Pe. Ludovico Pavoni).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oração Vocacional Pavoniana

Oração Vocacional Pavoniana
Divino Mestre Jesus, ao anunciar o Reino do Pai escolheste discípulos e missionários dispostos a seguir-te em tudo; quiseste que ficassem contigo numa prolongada vivência do “espírito de família” a fim de prepará-los para serem tuas testemunhas e enviá-los a proclamar o Evangelho. Continua a falar ao coração de muitos e concede a quantos aceitaram teu chamado que, animados pelo teu Espírito, respondam com alegria e ofereçam sem reservas a própria vida em favor das crianças, dos surdos e dos jovens mais necessitados, a exemplo do beato Pe. Pavoni. Isto te pedimos confiantes pela intercessão de Maria Imaculada, Mãe e Rainha da nossa Congregação. Amém!

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL - FMI - "Vem e Segue-Me" é Jesus que chama!

  • Aspirantado "Nossa Senhora do Bom Conselho": Rua Pe. Pavoni, 294 - Bairro Rosário . CEP 38701-002 Patos de Minas / MG . Tel.: (34) 3822.3890. Orientador dos Aspirantes – Pe. Célio Alex, FMI - Colaborador: Ir. Quelion Rosa, FMI.
  • Aspirantado "Pe. Antônio Federici": Q 21, Casas 71/73 . Setor Leste. CEP 72460-210 - Gama / DF . Telefax: (61) 3385.6786. Orientador dos Aspirantes - Ir. José Roberto, FMI.
  • Comunidade Religiosa "Nossa Senhora do Bom Conselho": SGAN Av. W5 909, Módulo "B" - Asa Norte. CEP 70790-090 - Brasília/DF. Tel.: (61) 3349.9944. Pastoral Vocacional: Ir. Thiago Cristino, FMI.
  • Comunidade Religiosa da Basílica de Santo Antônio: Av. Santo Antônio, 2.030 - Bairro Santo Antônio. CEP 29025-000 - Vitória/ES. Tel.: (27) 3223.3083 (Comunidade Religiosa Pavoniana) / (27) 3223.2160 / 3322.0703 (Basílica de Santo Antônio) . Reitor da Basílica: Pe. Roberto Camillato, FMI.
  • Comunidade Religiosa da Paróquia São Sebastião: Área Especial 02, praça 02 - Setor Leste. CEP 72460-000 - Gama/DF. Tel.: (61) 34841500 . Fax: (61) 3037.6678. Pároco: Pe. Natal Battezzi, FMI. Pastoral Vocacional: Pe. José Santos Xavier, FMI.
  • Juniorado "Ir. Miguel Pagani": Rua Dias Toledo, 99 - Bairro Vila Paris. CEP 30380-670 - Belo Horizonte / MG. Tel.: (31) 3296.2648. Orientador dos Junioristas - Pe. Claudinei Ramos Pereira, FMI. ***EPAV - Equipe Provincial de Animação Vocacional - Contatos: Ir. Antônio Carlos, Pe. Célio Alex e Pe. Claudinei Pereira, p/ e-mail: vocacional@pavonianos.org.br
  • Noviciado "Maria Imaculada": Rua Bento Gonçalves, 1375 - Bairro Centro. CEP 93001-970 - São Leopoldo / RS . Caixa Postal: 172. Tel.: (51) 3037.1087. Mestre de Noviços - Pe. Renzo Flório, FMI. Pastoral Vocacional: Ir. Johnson Farias e Ir. Bruno, FMI.
  • Seminário "Bom Pastor" (Aspirantado e Postulantado): Rua Monsenhor José Paulino, 371 - Bairro Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre / MG . Caixa Postal: 217. Tel: (35) 3425.1196 . Orientador do Seminário - Ir. César Thiago do Carmo Alves, FMI.

Associação das Obras Pavonianas de Assistência: servindo as crianças, os surdos e os jovens!

  • Centro Comunitário "Ludovico Pavoni": Rua Barão de Castro Lima, 478 - Bairro: Real Parque - Morumbi. CEP 05685-040. Tel.: (11) 3758.4112 / 3758.9060.
  • Centro de Apoio e Integração dos Surdos (CAIS) - Rua Pe. Pavoni, 294 - Bairro Rosário . CEP 38701-002 Patos de Minas / MG . Tel.: (34) 3822.3890. Coordenador: Luís Vicente Caixeta
  • Centro de Formação Profissional: Av. Santo Antônio, 1746. CEP 29025-000 - Vitória/ES. Tel.: (27) 3233.9170. Telefax: (27) 3322.5174. Coordenadora: Sra. Rosilene, Leiga Associada da Família Pavoniana
  • Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni (CEAL-LP) SGAN Av. W5 909, Módulo "B" - Asa Norte. CEP 70790-090 - Brasília/DF. Tel.: (61) 3349.9944 . Diretor: Pe. José Rinaldi, FMI
  • Centro Medianeira: Rua Florêncio Câmara, 409 - Centro. CEP 93010-220 - São Leopoldo/RS. Caixa Postal: 172. Tel.: (51) 3037.2797 / 3589.6874. Diretor: Pe. Renzo Flório, FMI
  • Colégio São José: Praça Dom Otávio, 270 - Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre/MG - Caixa Postal: 149. Tel.: (35) 3423.5588 / 3423.8603 / 34238562. Fax: (35) 3422.1054. Cursinho Positivo: (35) 3423. 5229. Diretor: Prof. Giovani, Leigo Associado da Família Pavoniana
  • Escola Gráfica Profissional "Delfim Moreira" Rua Monsenhor José Paulino, 371 - Bairro Centro. CEP 37550-000 - Pouso Alegre / MG . Caixa Postal: 217. Tel: (35) 3425.1196 . Diretor: Pe. Nelson Ned de Paula e Silva, FMI.
  • Obra Social "Ludovico Pavoni" - Quadra 21, Lotes 71/72 - Gama Leste/DF. CEP 72460-210. Tel.: (61) 3385.6786. Coordenador: Sra. Sueli
  • Obra Social "Ludovico Pavoni": Rua Monsenhor Umbelino, 424 - Centro. CEP 37110-000 - Elói Mendes/MG. Telefax: (35) 3264.1256 . Coordenadora: Sra. Andréia Mendes, Leiga Associada da Família Pavoniana.
  • Obra Social “Padre Agnaldo” e Pólo Educativo “Pe. Pavoni”: Rua Dias Toledo, 99 - Vila Paris. CEP 30380-670 – Belo Horizonte/MG. Tels.: (31) 3344.1800 - 3297.4962 - 0800.7270487 - Fax: (31) 3344.2373. Diretor: Pe. André Callegari, FMI.

Total de visualizações de página

Artigos do blog

Quem sou eu?

Minha foto
Bréscia, Italy
Sou fundador da Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada, conhecida popularmente como RELIGIOSOS PAVONIANOS. Nasci na Itália no dia 11 de setembro de 1784 numa cidade chamada Bréscia. Senti o chamado de Deus para ir ao encontro das crianças e jovens que, por ocasião da guerra, ficaram órfãos, espalhados pelas ruas com fome, frio e sem ter o que fazer... e o pior, sem nenhuma perspectiva de futuro. Então decidi ajudá-los. Chamei-os para o meu Oratório (um lugar onde nos reuníamos para rezar e brincar) e depois ensinei-os a arte da marcenaria, serralheria, tipografia (fabricar livros), escultura, pintura... e muitas outras coisas. Graças a Deus tudo se encaminhou bem, pois Ele caminhava comigo, conforme prometera. Depois chamei colaboradores para dar continuidade àquilo que havia iniciado. Bem, como você pode perceber a minha história é bem longa... Se você também quer me ajudar entre em contato. Os meus amigos PAVONIANOS estarão de portas abertas para recebê-lo em nossa FAMÍLIA.